Este tópico é pra tentar criar uma lista de modelos pra torneios. Vou colocar aqui desde os modelos mais simples que a gente já fez no fórum até outros que podem vir a ser interessantes. Qualquer pessoa que conhecer algum tipo de torneio diferente ou tiver alguma ideia legal na cabeça poste aqui e divida com a gente (só tentem demonstrar a ideia da forma mais completa e definida possivel).
Primeiro vou citar os mais básicos nos quais todos se baseiam de uma forma ou de outra. Cada um tem vantagens e desvantagens em relação aos outros, pra informações detalhadas recomendo a wikipedia.
Round-Robin
Também chamado de "todos contra todos", onde cada um enfrenta todos pelo menos uma vez (existem variantes onde todos se enfrentam 2 ou mais vezes, como o campeonato brasileiro de futebol atual). Normalmente é criada uma tabela pra mostrar número de vitórias (ou pontos atribuídos a vitórias) de cada um, e pode-se dividir competidores em grupos ou chaves. (não é a mesma coisa que Ranbat, que vem de Ranking Battle, normalmente composto de várias rodadas com ênfases diferentes - o equivalente seria um campeonato de formula 1)
Eliminação Simples
Como o nome diz, após uma rodada, o perdedor é eliminado e o vencedor segue adiante.
Eliminação Dupla
Nele o jogador precisa perder duas vezes para ser desclassificado. A forma mais comum tem uma chave especial para os perdedores (losers bracket), assim os vencedores vão jogando entre si e os perdedores também, até que o primeiro da chave dos vencedores enfrenta o primeiro da chave dos perdedores (porém há variações).
Sistema Suíço
De certa forma funciona como um Round Robin, mas o sistema de pareamento de oponentes é feito de forma a sempre cruzar jogadores de pontuação parecida a cada rodada, mas sem confrontar os mesmos duas vezes. Assim, é possível definir um número fixo de rodadas ou um número máximo de derrotas, para que o torneio tenha uma duração reduzida em relação a outros, ainda que mantendo certa consistência. Bom para peneiração antes de uma fase final.
__________________
Agora formatos compostos e exemplos que vemos por aí:
Individual - Campeonato Brasileiro Online
Atualmente é constituído de uma fase inicial dividida em chaves, os jogadores enfrentam todos da mesma chave, os melhores se classificam para um sistema de eliminação dupla, que é a fase final.
Individual - Sistema de Dans (Dan é um nível de proficiência em artes marciais)
Uma vitória soma 1 ponto, e uma derrota subtrai 1 ponto. Jogadores novos começam no 1º Dan com 0 pontos, quem junta 3 pontos positivos( 3) passa para o próximo Dan, e quem junta 3 pontos negativos (-3) cai um Dan. Os jogadores lutam entre si de forma cíclica, com jogadores de até 1 Dan de diferença deles, até que não haja mais com quem lutar (ou complete um número especifico de rodadas, caso seu tempo não seja infinito). Normalmente os Dan vão de 1 a 10, e depois do 10 o sistema sofre algumas mudanças, como necessitar de 5 pontos pra passar de nível ou haver títulos diferentes.
Torneio de Equipes - Eliminação (Interna) Simples
Cada equipe escolhe uma ordem de jogadores, e os jogadores de uma enfrentam os da outra de acordo com essa ordem. Quando um deles perde, é seguido pelo próximo jogador da equipe, e assim vai até que acabem os jogadores de uma das equipes, que então perde. O sistema externo pode também ser eliminação simples quanto qualquer outro.
Torneio de equipes - Round-Robin (Interno)
Parte do mesmo princípio de ordenar jogadores da eliminacao simples, porém é necessário que todos os jogadores de uma equipe enfrentem todos da outra pelo menos uma vez, e a equipe com maior número de vitórias individuais ganha.
Torneio de equipes - Lutas entre categorias (Ideia by Inso)
Sistema utilizado no T3, primeiro há lutas individuais no sistema suíço para dividir jogadores em um certo número de categorias de acordo com a pontuação (sendo de trios o torneio por exemplo, dividir em categorias A, B e C). Depois, equipes são formadas com um jogador de cada categoria, e elas se enfrentam confrontando seus membros com os da outra equipe, mesma categoria contra mesma categoria (jogador de categoria A contra A, B contra B, C contra C). A equipe com maior número de vitórias individuais ganha.