Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
MBAACC] Full Moon Len: Guia 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarMBAACC] Full Moon Len: Guia Novo_p11MBAACC] Full Moon Len: Guia Player11


Compartilhe | 
 

 MBAACC] Full Moon Len: Guia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Arkhar
Living Dead
Living Dead
Arkhar

Mensagens : 345
Reputação : 104
Estado : MG
Cidade : São Joaquim de Bicas
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


MBAACC] Full Moon Len: Guia _
MensagemAssunto: MBAACC] Full Moon Len: Guia   MBAACC] Full Moon Len: Guia Empty05.07.15 14:14

MBAACC] Full Moon Len: Guia UVNLzhO

Introdução

    Eu considero a Len como um personagem de “controle”. Você deve aproveitar ao máximo suas ferramentas de zoning para conduzir o jogo ao seu favor. Como ela toma muito dano, você terá que pensar duas vezes antes de tentar fazer qualquer coisa em combate. Além disso, ela não possui um reversal decente, o que faz com que ela seja ainda mais fraca contra oponentes que pressionam muito.
Gosto de classificar suas três luas como: Crescent, focada em okizeme; Half-Moon, focada em mobilidade; E Full Moon, focada em dano. Destas, a Full Moon é a que apresenta as ferramentas de zoning mais peculiares, seus espelhos (214A, 214B, … ), que, além de prover uma maneira única de controle, são úteis para pressionar o adversário também. Dominar essas ferramentas em alto nível é um desafio que requer muita experiência e leitura de seu oponente, uma vez que um espelho mal colocado pode lhe custar a partida.
O foco deste guia está em mostrar como você pode começar a jogar com a F-Len, apresentando alguns combos básicos e avançados, e alguns truques com seus espelhos. Mas, a chave para dominar completamente suas ferramentas está em praticar muito e aprender a usar com eficiência suas ferramentas singulares.
Os combos e exemplos possuem hiperlinks para vídeos no YouTube, para facilitar o entendimento. Caso tenham alguma dúvida ou queiram corrigir algo, favor me avisar nos comentários.



    ● Prós

    Combos fáceis
    Fácil de começar a jogar
    Possui alto dano
    Possui bons normais para footsies no ar
    Normais com alta prioridade
    Hurbox pequena
    Catwalk (andar agachado)
    Zoning decente e único com seus espelhos
    Vantagem contra personagens de Zoning que dependem de projéteis
    Pode aplicar um mix-up de “fuzzy guard” com seu jC

    ● Contras

    Sofre contra personagens de rushdown (personagens focados em pressionar)
    Carece de um reversal decente
    Sofre muito dano (baixo hp)
    Pressão linear
    Não possui um normal de chão overhead


Combos para Começar



    ● No chão

         ❖ Funciona no meio da tela, ou no canto


Este é seu principal “BNB”. Após um pouco de prática, você fará esse combo facilmente e o dano é ótimo. Foque em aprendê-lo primeiro.


    ● Agarrão no chão

         ❖ Funciona no meio da tela em personagens específicos, no canto funciona em qualquer personagem


    ● Agarrão aéreo


         ❖ Funciona tanto no meio da tela quanto no canto, funciona em qualquer personagem


Combos Avançados

    ● Combos com espelhos

    Combos com espelhos que já estão colocados

    Geralmente basta você jogar o oponente no espelho, pós um agarrão.

         ❖ Após um combo simples e jogando em um espelho horizontal ( 214 A or j.214A). Esses geralmente são difíceis de confirmar, uma vez que os espelhos horizontais causam wallbounce:


         ❖ Após um combo simples e jogando no espelho vertical ( 214B or j.214B ):


         ❖ Coloque um espelho vertical (j214B) para fazer este. É um pouco dificil de acertar, mas o dano é ótimo. Você tem que literalmente mover seu oponente para o espelho, mas desta vez sem um agarrão. Veja no vídeo linkado:


    Combos com espelhos colocados no meio do combo

         ❖ Combo que pode ser feito no chão, no canto ou no meio da tela:


         ❖ Combo que pode ser feito no chão, apenas no meio da tela:


         ❖ Combo que só pode ser feito no chão e no canto, garante um okizeme com um espelho colocado e funciona apenas em personagens altos:


         ❖ Combo que só pode ser feito no chão e no meio da tela, garante um okizeme com espelho colocado e funciona apenas em personagens altos:


    ● 5A 2B Loop

    Este loop pode ser aplicado quando oponente está caindo no chão (obviamente sem possibilidade de recovery). Geralmente o loop pode ser repetido por 3 vezes seguidas, desde que você se posicione corretamente e o faça no timing correto. Proporciona um bonus de dano aproximado de 10 a 20% no combo. Sore o posicionamento, o 5A precisa acertar um pouco antes do inimigo atingir o chão, seguindo instantâneamente de um 2B. Segue alguns exemplos do loop:

    Exemplo 1
    Exemplo 2

Gameplay

    ● Jogo Neutro

         ❖ Se o seu oponente usa projéteis que podem ser refletidos, você pode deixar um espelho horizontal no meio da tela (214A ou j214A) para limitar seu zoning. Você pode também “spammar” esses espelhos para aprimorar seu zoning. Como exemplo, assim que você liberar um espelho 214A, você não poderá soltar outro 214A até que este desapareça. No entanto, você pode colocar instantâneamente um j214A em “TK” e soltá-lo, uma vez que o jogo o reconhece como um espelho diferente.
         ❖ O espelho j214B pode ser usado para intimidar o seu oponente e fazê-lo ficar com medo de vir para cima de você. Coloque o espelho, e atraia seu oponente para lutar próximo a ele. Sabendo que ele não pode prever quando você ativará o espelho, uma certa pressão será colocada encima dele. Caso o espelho o acerte, você poderá confirmá-lo em um bom combo.

         ❖ Os projéteis dos espelhos 214A, 214B, j214A e j214B NÃO podem ser parados por um SHIELD do oponente. Tenha isso em mente para aumentar seu controle do jogo!

         ❖ Outra excelente opção de zoning é seu 5B. Ele cobre uma boa área horizontal, e pode ser usado para afastar seu oponente. Caso acerte, ainda pode ser confirmado em combos aéreos.

         ❖ jC é um excelente normal, que pode ser usado para acertar em “crossup” e possui um hitbox decente. Tenha cuidado ao usá-lo no jogo neutro, uma vez que precisa de um certo tempo pra acertar, deixando a Len aberta para um counter-hit. Além disso, o jC traz a possibilidade de aplicar uma “fuzzy guard”, o que pode ser muito útil na pressão contra o oponente. Um exemplo pode ser visto no vídeo a seguir (é de outra lua, mas é a mesma coisa no fim das contas):

         Demonstração de Fuzzy Guard com jC

         ❖ jA pode ser usado pra trocar hits no ar, já que ele bate mais rápido que os seus outros normais. Tente pescar alguns counter-hits com ele.

         ❖ jB é mais rápido que seu jC, bate horizontalmente (o que pode ser útil dependendo da situação) e seguido de um jC pode ser usado para aplicar uma fuzzy guard também.

         ❖ j2C pode ser spammado, uma vez que dá múltiplos hits. Entretanto, caso acerte o oponente, ele não pode ser confirmado para combo, a não ser que acerte o oponente em counter.

         ❖ 2B possui uma boa prioridade e um alcance melhor nesta lua. Quando acerta, ele dá um hard knockdown no oponente.

         ❖ 236X é outra opção de controle. 236A é uma fireball lenta, 236B é uma mais rápida e a especial, 236C, é lenta, mas possui multiplos hits. Use-as com cuidado, uma vez que elas deixam uma abertura para você ser punido.
    ● Ofensiva

   
Seu principal foco nas pressure strings será aplicando “frametraps” (abusando da prioridade de seus normais), “tick throws” e punindo pulos. Além disso, para quebrar a guarda do oponente, o “fuzzy guard” com o jC pode ser usado, se aplicado corretamente.
Dependendo do seu estilo de jogo, você poderá focar em combos que lhe proporcionam um okizeme ou que coloquem o inimigo em situação de “tech punish”. A maioria dos jogadores japoneses focam nessa ultima opção, uma vez que estes combos dão mais dano.
Os espelhos colocados em okizeme podem ser muito úteis para manter sua pressão, já que, como dito anteriormente, eles não podem ser parados por um SHIELD do oponente. Além disso, eles podem ser usados para ajudar a confirmar uma fuzzy guard, ou mesmo tentar enganar a guarda do adversário:
    Exemplo de setup para enganar a guarda
    Setup de fuzzy guard com o espelho

    ● Defensiva

    Reversal

   
    O 623C possui um alcance horizontal e geralmente dá “trade” com a maioria dos normais do oponente, não sendo uma boa opção como reversal. Contudo, caso o acerte, poderá confirmá-lo em um combo aéreo, conforme apresentado a seguir:
   

    Seu AD e AAD também podem ser usados como reversais, e são uma boa opção. Tente usá-lo nos momentos certos já que consomem toda a sua barra.
    Catwalk

    O “catwalk” (andando enquanto agachado) é uma ferramenta única que te ajuda a punir oponentes que não possuem experiência contra. Quando estiver sofrendo qualquer tipo de pressão, tente passar por baixo do oponente quando este usar alguma movimentação aérea, como um IAD por exemplo. Dessa forma, quando cair ele irá errar o golpe, criando uma abertura para ser punido por você.
Exemplos:
    Pós jB da Sion (1)
    Pós jB da Sion (2)

Dados e Hitbox


    ● Golpes Normais

MBAACC] Full Moon Len: Guia VAoSEpF


    ● Golpes Especiais

MBAACC] Full Moon Len: Guia 7voPZRV


    ● Hitboxes

    As hitboxes para os normais e golpes especiais podem ser vistas no seguinte link: https://imgur.com/a/5kSky


Considerações Finais

Este guia é uma tradução de um guia que fiz para um projeto organizado pelo novriltataki, usuário do fórum Chemical Lovers, chamado MeltyBits (https://www.youtube.com/watch?v=h0EIfdqdfBE). Eu já tinha o intuito de tentar por no papel o que aprendi com o personagem ao longo dos anos e acabou que esse projeto me impulsionou a fazê-lo. Espero que possa ajudar quem procura entender um pouco mais da personagem, seja pra começar a jogar com ela ou contra ela. Shoutouts para o novriltataki pela iniciativa MeltyBits e para o Inso, que me ajudou na revisão do texto em inglês.
Ir para o topo Ir para baixo
Mts
Living Dead
Living Dead
Mts

Mensagens : 281
Reputação : 65
Estado : SC
Cidade : Florianópolis
Deseja jogar MB online : Não
Deseja jogar MB offline : Sim


MBAACC] Full Moon Len: Guia _
MensagemAssunto: Re: MBAACC] Full Moon Len: Guia   MBAACC] Full Moon Len: Guia Empty08.07.15 4:57

F-Len = Doritos Len


O resto é jc/j2c Len


Kisses ;3
Ir para o topo Ir para baixo
 

MBAACC] Full Moon Len: Guia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Tohno Mansion Main Gate :: Len-