Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Qual é o melhor controle? 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarQual é o melhor controle? Novo_p11Qual é o melhor controle? Player11


Compartilhe | 
 

 Qual é o melhor controle?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


Qual é o melhor controle? _
MensagemAssunto: Qual é o melhor controle?   Qual é o melhor controle? Empty25.04.14 7:26

Em primeiro lugar acho fundalmental nos perguntarmos: o que faz um controle ser bom? Para jogadores mais sérios normalmente é a performance, enquanto para outros pode ser a acessibilidade, a compatibilidade, a portabilidade, o preço ou até a conjugação de todos esses elementos. Tem até gente que simplesmente gosta de um controle específico porque sim. Porém aqui queremos focar na primeira opção: qual controle oferece a melhor performance para jogadores que querem utilizar 100% do seu potencial em jogos de luta. Para os fins desse post, isso é melhor controle.

Desde já, gostaria também de descartar um argumento muito usado, de que o melhor controle é que a pessoa se adapta mais ou está mais acostumada. Qualquer ser humano tem a capacidade de se adaptar a qualquer controle, o que por si só derruba por terra esse papo. Dá trabalho trocar de controle? Certamente! Mas pessoas e suas dificuldades não entram numa discussão sobre qual o melhor controle. A questão não é "qual é o melhor controle para você a curto/médio prazo", mas tão somente "qual é o melhor controle", por isso talvez essa seja uma discussão muito teórica e sem muita importância para alguns, mas para aqueles que estão se perguntando qual é o melhor controle para depois se adaptar a ele, talvez esse seja um bom tópico para refletir um pouco, embora, claro, o que consta aqui não é nada absoluto, mas sim uma mera análise feita por mim.

Para determinar qual é o melhor controle, precisamos de critérios objetivos. O quão bom é um controle divide-se em:
  • o quão bom são seus direcionais;
  • o quão bom são seus botões;
  • o quão bem dispostas e acessíveis estão suas funções.
O resto pode ter também sua importância, mas não será algo que definirá se o controle terá uma performance melhor ou não. Então passemos à análise desses 3 quesitos nos quatro principais controles: arcade sticks, pads, hitboxes e teclados (os com n-key rollover, isto é, teclados que permitem pressionar diversas teclas ao mesmo tempo sem travar). Eu sei que por algum motivo esse é um tema sensível na comunidade de jogos de luta, portanto tente ter uma visão objetiva e desapaixonada do que está sendo dito.

DIRECIONAIS

O direcional do arcade stick é uma alavanca, para realizar movimentos é preciso movê-la alguma distância de um lado para o outro. Em outras palavras, você tem apenas um centro de movimento, e para chegar até o direcional que deseja você precisa sempre se deslocar até ele. Isso é um grande desperdício de tempo e uma grande desvantagem em relação ao hitbox e ao teclado, nos quais você pode ter até quatro centros de movimento (neles, você já "está" sempre nos quatro direcionais, só precisando escolher ativá-lo, não há deslocamento, é tudo instantâneo). Aproveitando para ilustrar melhor a comparação, no hitbox e no teclado você é omnipresente e instantâneo, enquanto no stick você está apenas no neutro e precisa se deslocar para todo lado, perdendo tempo e correndo risco de imprecisão justamente por haver deslocamento. Em arcade stick, quando for apertar para frente, é bom que não precise defender (para trás) nos próximos frames, e cuidado para, no calor do reflexo e da leitura, em vez de apertar para trás/baixo, não apertar só para trás, ou, em vez de apertar para trás, apertar para trás e cima. Sim, porque além de saber qual direção quer, você precisa executar um movimento com velocidade e precisão para conseguir chegar até ela sem ativar inputs indesejados, o que se torna um desafio muito maior quando num piscar de frames você precisa inputtar uma grande quantidade de direcionais, algo que acontece com relativa frequencia. Mais uma desvantagem do arcade stick é precisar passar pelo neutro, o que às vezes pode chega a extremos, como inputtar os comando 66 (frente, frente), 44 (trás, trás) ou 22 (baixo, baixo). Até o pad, inclusive, é melhor para fazer esses comandos, uma vez que ele é um híbrido entre alavanca e botões, e apertar duas vezes um botão é muito mais rápido do que empurrar uma alavanca para o lado, esperar ela voltar e então empurrá-la para o lado novamente. Quando você se desloca da direita para a esquerda, por exemplo, você passa pelo meio, que é chamado de neutro, e no mínimo 1 frame você certamente irá perder estando no neutro. Pode parecer pouco, mas mesmo em jogadas rápidas você passa mais vezes pelo neutro do que imagina, e contabilizando tudo isso aumenta ainda mais a já grande perda de tempo do stick em direcionais por ser um controle analógico.

Falando um pouco mais sobre stick vs. pad, o pad tem uma grande vantagem e duas desvantagens em relação ao stick. A vantagem é ser baseado em botões. No pad, assim como no hitbox e no teclado, você não precisa se movimentar até a direção, você apenas aperta. Por ter apenas um centro de movimento a velocidade não aumenta, mas a precisão sim. As desvantagens do pad em relação ao stick são o material com que é feito e tamanho do direcional. Pads são feitos com borrachas que precisam afundar e desafundar, o que pode levar mais do que alguns frames, impossibilitando inputs rápidos no mesmo direcional. Além disso, é muito comum que a borracha afunde de um jeito que aperte o outro direcional junto, facilitando as imprecisões. Quem nunca quis apertar só para trás e o personagem pulou para trás? Ou quis defender abaixado e defendeu de pé? O que faz do pad ainda pior é que além da qualidade do material ser ruim, é o melhor que se pode fazer. Sim, porque o tamanho geral de um direcional de pad é pequeno, para ser jogado apenas com o dedão, então não há muito que se possa fazer para melhorar. Eu tinha dito que esse não é um artigo que analisa jogadores e suas dificuldades (imprecisão) e não é: o que está sendo analisado é o fato de um controle facilitar ou não a imprecisão nos direcionais, e, ao ter um direcional pequeno, pad certamente facilita. O stick é maior, para movimentar com a mão ou dedos: mão/dedos ou dedão, tanto faz, o ser humano se adapta (embora eu tenha muita vontade de dizer que usar a mão/dedos é melhor), o que importa é o tamanho do direcional, e nisso o stick tem a vantagem sobre o pad.

No fim, stick vs. pad no quesito direcionais fica bem parelho. Stick é um analógico (que é ruim) bom, e pad é um digital (que é bom) ruim. Hitbox e teclado, por outro lado, estão em outro nível. No teclado normalmente se tem 3 centros de movimento: os três dedos do meio da mão, sendo que o dedo do meio alterna entre as direcões cima e baixo. No hitbox são 4 centros, os três dedos e o dedão para pulo. No teclado, porém, tendo a vantagem de customizar como quiser seus controles, você pode mudar a configuração para ficar igual ao hitbox, e assim usar 4 centros de movimento. Vantagens inegáveis desses controles: precisão incomparável, velocidade incomparável, não há a necessidade de fazer pit stop no neutro. Além disso, ambos apresentam direcionais com material e tamanho bom: teclas e botões de arcade. Vamos falar deles no próximo quesito. Finalizando, de uma nota de 0 a 10, stick e pad ficam com 7, hitbox e teclado com 10.

BOTÕES

Botões de pad são inferiores pelo mesmo motivo citado anteriormente, o material utilizado, que é o mesmo dos direcionais: borrachas que precisam afundar e desafundar, que impossibilitam inputs rápidos no mesmo direcional. Isso sem entrar no mérito dos botões que ficam em cima no pad, como o R2 e o equivalente no xbox, o RT, que tem uma mola gigante terrível.

Todos os outros controles (stick, hitbox, teclado), apresentam qualidade semelhante: teclas e botões de arcade. A qualidade irá variar, começando pelos piores botões de arcade (eletromatic?), depois indo para teclas de teclados de membrana e terminando em botões de arcade de marcas boas e teclas de teclado mecânico que usem cherry mx. Deixaremos a discussão de tamanho dos botões para o próximo quesito. De uma nota de 0 a 10, pad fica com 9, stick, hitbox e teclado com 10. Se o pad for de xbox, desconte mais 1 por conta dos botões de cima de trás.

DISPOSIÇÃO DE BOTÕES

Se uma vantagem do pad é ser bastante portátil e poder segurá-lo na mão enquanto joga, a desvantagem que vem disso é ter um design completamente inadequado para se jogar com eficiência... "... botões de cima de trás..." ... só com isso já dá pra ver que a disposição dos botões não é boa. Além disso em pads você tem quatro botões que se espera que você consiga apertar apenas com o dedão. O quão ineficiente é isso comparado com os outros controles? Que tal combinações de botões? Não precisamos nem ir tão longe, quem é que gosta de ter que usar R2 e L2 para algo que precise de eficiência e velocidade? Não é a toa que existe uma guitarra própria para jogar Guitar Hero. Cuidar de quatro botões com o dedão e ainda precisar se preocupar com botões em outro local como o R1 e o R2 fazem do pad claramente o pior nesse quesito. O design não é nada eficiente, por mais que isso possa trazer outras vantagens no campo mais casual. Já nos outros controles a disposição dos botões é infinitamente melhor: um botão do lado do outro, em linha. Em teclado é possível ainda alterar isso e configurar do jeito que quiser, mas o jeito que são os sticks e os hitboxes, com 99% de certeza, é o melhor jeito, e é o que normalmente se usa no teclado. As únicas diferenças passam a ser o tamanho o distanciamento entre cada botão. Na questão do distanciamento, é preciso ver, como sua mão fica naturalmente, sem fazer esforço? Seus dedos ficam mais perto uns dos outros (mais compatíveis com teclado) ou mais afastados (mais compatíveis com arcade)? É algo completamente relativo ao jogador, também questão de preferência; tamanho dos botões, a mesma coisa. De uma nota de 0 a 10, pad fica com 7, stick, hitbox e teclado com 10. Adicione 2 para a nota do pad caso seja um controle que tenha duas linhas de 3 botões, como o do Sega Saturn, não precisando utilizar os botões de cima.

CONCLUSÃO

DIRECIONAIS; BOTÕES; DISPOSIÇÃO
Stick: 7/10; 10/10; 10/10
Pad: 7/10; 9/10; 7/10
Hitbox: 10/10; 10/10; 10/10
Teclado: 10/10; 10/10; 10/10


Ajuste as notas e os pesos para quanto você achar mais adequado e faça a conta. Daí veja quanto % atingiu do máximo. Essa é uma forma de ver quão bom é um controle para a sua própria concepção, usando as reflexões trazidas aqui. Na minha concepção, os itens direcionais e disposição das funcionalidades são peso 2, enquanto qualidade dos botões é peso 1, então o % ficaria: pad aproveita 74% das habilidades do jogador; stick aproveita 88%; teclado e hitbox aproveitam 100%.

Procurei apontar na grande maioria fatos, mas também postei algumas opiniões. Se você discorda, poste aqui seus argumentos.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Qual é o melhor controle?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Fateful Showdown-