Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarOito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível Novo_p11Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível Player11


Compartilhe | 
 

 Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível _
MensagemAssunto: Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível   Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível Empty07.12.13 2:58

Fala pessoal. Hoje falaremos um pouco sobre campeonatos de jogos de luta, como é positivo que jogadores, independentemente do seu nível, participem, e como isso pode ser bom para o jogador, para a cena e para os outros jogadores. Além disso, serão dadas algumas dicas de como aproveitar bastante um campeonato, mesmo quando não se consegue ir longe. Sem mais, os oito motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível.



1
Calma, é só um campeonato. Algumas pessoas veem campeonatos como se fossem bichos de sete cabeças ou algo de privilégio de uma elite. Embora a expectativa da maioria naturalmente seja a respeito das partidas entre os participantes mais fortes, um campeonato nada mais é do que um evento com regras além das já existentes no próprio jogo (rounds, tempo, etc), uma grande jogatina. Se só quem tivesse chance de vencer jogasse, campeonatos provavelmente nem seriam realizados por falta de pessoas, portanto você não deveria se preocupar com isso. Quanto mais gente, melhor para todos, pois campeonato é isso, é a hora de juntar todos que jogam para jogar com algo em risco, impulsionando toda uma evolução (que será explicada) naqueles que participam, visando, entre outras coisas, aprimorar o nível dos jogadores, o que nos leva ao segundo motivo.

2
Melhora seu jogo. É fato notório que quando há algo em risco, humanos tendem a agir diferente, procurando reduzir riscos e agir de forma segura. Quando há algo em jogo, o medo e a hesitação entram em cena, e o nervosismo dá as caras, afinal, você precisa vencer para seguir adiante. É nesse estado, que você joga sério, que ocorre a maior evolução. Isso se dá, entre outros motivos, porque inconscientemente (e também de forma consciente quanto maior o nível) você não quer correr alguns riscos, que usualmente correria sem muita cerimônia. Isso inclusive pode fazer você se sentir um pouco travado. Portanto, se você evita correr riscos, inclusive de forma inconsciente, e o seu jogo não é exatamente seguro, diversas jogadas arriscadas suas poderão desaparecer, fruto da sua hesitação, deixando vazios. Ao mesmo tempo que esse vazio limita e às vezes prejudica, também mostra o caminho: o vazio é a falha que você deve trabalhar; é onde seus instintos disseram que seu jogo seguro terminou. Assim, você deve trabalhá-lo de forma que da próxima vez não haja hesitação. Para isso, você precisa de algo que saiba ser seguro ou pelo menos favorável. Assim, está dado o início de uma busca por um jogo sólido e seguro, tudo porque você está se importando mais com a partida. Com o tempo, você irá entendendo mais o jogo e irá buscar opções cada vez melhores.

3
Melhora seus nervos. Como dito anteriormente, quando há algo em jogo, o medo e hesitação vêm à tona, tensionando a partida. Você provavelmente já ouviu dizer que um jogador de jogos de luta precisa se tornar frio. Isso é porque, entre outras emoções, um jogador que consegue se manter frio domina o medo e a hesitação e, dessa forma, pode jogar sem amarras. Mesmo jogadores experientes às vezes perdem a frieza, e inclusive uma poderosa estratégia é buscar desestabilizar seu oponente emocionalmente. Quando isso acontece, as consequências podem ser drásticas: na grande maioria dos casos medo e hesitação resultarão em uma derrota de que se terá arrependimentos. Contudo uma coisa é certa: quanto mais experiência, mais torna-se viável e fácil controlar suas sentimentos na partida. De alguma forma, inconscientemente, você vai acostumando-se a jogar para valer sem ficar tenso; é algo que acontece ao natural, você não precisa sequer se preocupar. O que você precisa, porém, é jogar valendo, e campeonatos são quase sempre a melhor opção. Em campeonatos, estar menos nervoso que o seu oponente é uma enorme vantagem a seu favor, por isso, se algum dia você quer ser bom, o ideal é melhorar seus nervos desde o mais cedo e aproveitar as oportunidades que aparecem.

4
Porque é divertido. Se você gosta de jogar um jogo, um campeonato nada mais é do que um momento voltado para ele: todas as atenções estarão voltadas para os jogadores e para o jogo, e bastante gente estará se reunindo somente para isso. Outra coisa é que o sentimento de estar jogando em um campeonato é diferente, é uma experiência bem mais vívida e intensa. Existem campeonatos onlines e offlines, cada um com seus pontos positivos e negativos. Em onlines, por exemplo, você joga com todo o conforto de casa, tem a tela só para você e não precisa gastar com locomoção nem sair de casa. Já nos offlines, sem dúvida os favoritos do pessoal, você pode de fato conhecer os jogadores, interagir, jogar com gente diferente, fazer amizades: aquele pessoal sempre vai estar ali quando houver campeonatos, então torna-se possível desenvolver vínculos, como um grande grupo de amigos. Se você joga há mais tempo, campeonatos serão eventos em que você irá reencontrar diversos rostos conhecidos e poderá interagir com todo mundo, matar a saudade.

5
Reflexão e evolução: porque a derrota é o momento mais valioso. Se existem partidas em que você deveria se avaliar, são partidas de campeonato. São nelas que você joga o jogo com seriedade, e é a partir do gameplay que você coloca nessas horas que você deve nortear sua evolução e preencher suas falhas. Partidas em que você ganha por pouco são boas, principalmente para estudar como você poderia ter vencido sem todo aquele sufoco, entretanto derrotas são as ideais, porque são nelas que você poderá ver claramente os principais furos no seu jogo a serem trabalhados posteriormente. Em outras palavras, participando de um campeonato, mesmo se você perder todas as partidas, o passo mais importante foi dado: ter o material que irá apontar como melhorar seu jogo. Torneios não costumam ser tão frequentes, então você normalmente tem tempo para avaliar quais foram seus pontos mais fracos, quais foram pontualmente as coisas que fez errado e te prejudicaram, e se esforçar para corrigi-las da melhor forma que conseguir até o próximo evento, no qual poderá repetir o processo e ir assim trabalhando seu gameplay naquilo que é mais crítico, a menos, é claro, que você seja o campeão: evoluir ou ganhar, qualquer dos dois está ótimo. Se você joga um jogo que permite salvar replays durante campeonatos, salve-os. Serão bastante úteis.

6
Porque vale a pena. Se você tem um hobbie, você normalmente quer usufruir da melhor experiência com ele. Se você joga jogos de luta, sem dúvida a melhor experiência é viver o jogo com a cena e participar de campeonatos. Normalmente a inscrição, quando não é gratuita, sai por algo entre R$ 10 e R$ 30, podendo sair mais caro para eventos grandes. Porém o que significa esse valor se comparado ao tempo que você investiu, jogou, e ao quanto você gosta do jogo? É como ser um piloto, ter um carro para corrida e não querer correr apenas porque a inscrição custa algum trocado. Além disso, é válido lembrar que o dinheiro de inscrições vai para a premiação; serve para promover a cena, ou seja, o dinheiro nunca é perdido. Se alguma coisa, você além de se divertir, participar e evoluir, também estará investindo na sua comunidade, e pode ter certeza de que isso é importante.

7
Você dá o exemplo. Sempre há pessoas receosas em participar por qualquer motivo que seja, e assim como um torneio deve promove a cena, os jogadores devem promover os torneios. Se você participa, independentemente do seu nível, além de tudo que foi dito acima, você está dando o exemplo certo. Se o seu nível for baixo, por exemplo, jogadores mais fracos provavelmente se sentirão mais a encorajados a também participar. Se o seu nível for alto, mais jogadores fortes irão se interessar na competição, afinal, o campeonato fica mais acirrado e interessante. Se você é alguém que nunca participou, pode inspirar outras pessoas que também nunca jogaram a tentar, além de que, é claro, ter gente nova e diferente participando é sempre legal, oxigena a cena. Assim, uma participação a mais não é só mais uma participação, é também um exemplo que pode ser fortemente positivo.

8
Porque o jogo e sua cena precisa. Se todas as pessoas que conhecessem e gostassem de algum jogo de luta participassem dos eventos, certamente a cena já teria decolado há muito tempo. Embora haja pessoas que são consideradas ‘líderes’ por se empenharem mais para melhorar as coisas, a cena está na mão de todos os interessados em uma comunidade forte e estruturada, apta a propiciar aquilo que os jogadores tanto almejam: fartura de conteúdo, streams, gente para jogar, para interagir, vídeos interessantes, campeonatos maiores, mais frequentes, em mais estados, premiações respeitáveis, presença constante de estrelas internacionais, etc. Se torneios são alimento para o gameplay dos jogadores, jogadores e presença em campeonato são alimento para a cena. Quanto mais pessoas, mais e mais interessante e atraente fica o evento, a cena e o jogo, e as chances de aparecerem ainda mais jogadores aumenta, fazendo com que a cena cresça cada vez mais.



Além desses oito, se você perguntar a jogadores que vão a eventos, certamente obterá outras respostas e motivos interessantes. Dê uma tentada. Se você tem mais motivos, aproveite e poste nos comentários. Esse artigo foi feito com a intenção de buscar uma cena mais forte e jogadores cada vez mais presentes. Se você gostou e concorda, comece trabalhando isso em você. Se você já é alguém presente e acha que mais gente deveria ter essa leitura, passe adiante, espalhe a mensagem. Se quiser copicolar o texto em algum lugar, não há problema, apenas cite a fonte de preferência. E nos vemos em algum campeonato o/.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Oito bons motivos para querer participar de campeonatos independente do seu nível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Fateful Showdown :: Campeonatos & Eventos-