Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PC vs. Console: Prós & Contras 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarPC vs. Console: Prós & Contras Novo_p11PC vs. Console: Prós & Contras Player11


Compartilhe | 
 

 PC vs. Console: Prós & Contras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty19.09.12 7:18

Vejo que muita gente tem uma mentalidade completamente distorcida em relação ao tema PC vs. Console, principalmente na chamada fighting game community, americana, e, por influência, a brasileira, de alguma forma tentando endeusar os consoles, por ser a plataforma dos jogos mais populares da fgc no ocidente e para tentar trazer algum pouco da grande massa que joga no PC. Tudo bem, você precisa vender seu peixe, afinal todo mundo quer que a comunidade cresça, porém eu noto que tem gente que realmente acredita que console seja melhor, a ponto de reclamar quando um jogo de luta é lançado para PC (e nem sabe por que a fgc vende a suposta superioridade dos consoles, da mesma forma que vende a suposta superioridade dos arcade sticks).

Em primeiro lugar, vamos colocar cada coisa em seu lugar: se console fosse tão bom assim, a comunidade de jogos em geral usaria, o que não é o caso. O que acontece é que a fighting game community não tem poder nenhum de decidir para qual plataforma será lançado seus jogos, então tem que se consolar com console, o pior tipo de release para jogo sério, por ser algo quase puramente comerical (desvantajoso em geral, como vai ficar claro no final), e por isso voltado para um público mais novo, consumista e casual. De fato, a fighting game community está nas mãos da merchandise, as empresas lançam 10 versões do mesmo jogo no mesmo ano, e o pessoal compra tudo. Esse é o poder de decisão que a fgc tem: o de decidir comprar.

Então, para quem está confuso, vou listar apenas 10 das incontáveis vantagens que PC traz em relação a console. Eu não quero que parem de jogar jogos de luta nem odeiem consoles, só quero que saibam o porque a fgc vende que console é melhor (e não é), e apreciem jogos para PC.

1. CONVENIÊNCIA:
Console: Para jogar em console, você precisa comprar um ($$$), precisa comprar cada jogo que for jogar ($$$), precisa de controles ($$$) e comprar uma televisão ($$$), coisas que você não precisaria normalmente, e ainda ter algum espaço para enfiar tudo isso. Mas deixemos o preço para depois, pense só no esforço que você tem que fazer para jogar cada um, bem como o espaço que é necessário, esse é o ponto do tópico.
Persocom: Para jogar em PC você só precisa do seu PC, algo que você já tem por ser uma necessidade nos dias de hoje. Nada além. Me diga, quem não tem PC? Caipiras? Talvez até eles tenham. A fgc dos EUA de alguma forma tenta vender que ninguém tem computador, que são caros e que se teria sempre que estar trocando para acompanhar os jogos, o que é um absurdo se você refletir apenas um pouco. Mas deixemos isso para o tópico preço. Jogando em PC você está no mesmo barco da grande massa dos gamers, e a interação e troca de experiências é muito mais ampla. Se a comunidade de jogos de luta não vai pra frente, é porque a maioria dos seus jogos são para console, e vão continuar sendo, porque ela não decide nada. Veja StarCraft nos EUA, decolou DO NADA, assim como vários outros jogos de PC. Agora já viram a cena de um jogo de console decolar?

2. COMPATIBILIDADE:
Console: Só suporta seu próprio controle ou arcade stick. Se sai console novo, você precisa de controle novo, sendo que controles estragam rápido e stick são caros. Além disso, para comprar controle, mesmo pegando o país inteiro como referência, você tem opções limitadas. Consegue me citar 10 lugares no seu estado que vendam arcade stick?
Persocom: PC é uma plataforma universal que suporta todo tipo de controle, os de consoles novos, os de consoles antigos, teclados, controles específicos para computador, entre outros, porque PC é uma ferramenta universal. Mesmo os famosos arcade sticks vendidos pela fgc são compatíveis em primeiro lugar com PC, depois com algum console, xbox, ps3, etc. Você não precisa sempre atualizar seu controle para jogar, e teclados, o principal controle de jogos para PC, duram anos e podem ser comprado por 20 reais em qualquer lojinha de informática, que só no meu bairro tem mais de 10.

3. DINAMISMO
Consoles: Para jogar em console, você precisa reunir tudo que precisa para jogar e colocar numa TV. Você liga o jogo e torce para não travar. Assim que o jogo entra, vá fazer um cafezinho porque lá vem a tela de load. E se prepare, porque a primeira tela de load é só o aquecimento, você vai ter que se acostumar com ela. Além disso, esqueça fazer outras coisas, você pode até fazer, mas demorará tanto que você não vai querer fazer. Dinamismo 0.
Persocom: No computador as chances do jogo não entrar são menores e praticamente não existe load. Além disso, você pode fazer tudo que faz no PC ao mesmo tempo: se manter em contato com outros jogadores; postar em fórums; pesquisar conteúdo para o seu personagem; tirar screenshots e editar; gravar e editar; ver vídeos no youtube, etc. Além do PC fazer tudo que o xbox faz, tudo que o ps3 faz, tudo que qualquer console faça, melhor, ele faz também tudo que um computador faz, tudo separadamente, dinamicamente e com eficiência.

4. CONFORTO
Consoles: O que um jogador de console faz quando vai jogar? Pega sua coleção de jogos, cada um tendo custado caro, vai até o lugar onde esteja o console, liga a TV, tira o jogo que está dentro do console, coloca o outro jogo, liga e joga.
Persocom: O que um jogador de console faz quando vai jogar? Primeiramente ele já está no PC. Apenas dá dois cliques no ícone de um dos jogos que quiser jogar (salvo exceções, tudo baixado de graça da internet). Você não precisa ficar acumulando mídia de jogos.

5. PERFORMANCE
Consoles: Códigos foram feitos para PCs. Assim, jogos de console são naturalmente muito inferiores e com netcode inferior a jogos de PC. A fgc costuma dizer que "não se sabe por que, mas o netcode do GGPO de PC é insuperável". É lógico que eles sabem por que: há quanto tempo se lida com netplay em PC? E em consoles? Precisa dizer mais alguma coisa? Quanto a todo resto se pode dizer a mesma coisa. Por que você acha que Street Fighter IV para console tem delay natural? Vários campeonatos na EVO foram jogados com delay natural de 2 frames, profissional, não? Deve ser muito bom para japonses que jogam em PC e Arcade e treinam duro para vencer uma jogada de 1 framelink ir para os EUA ter que jogar com 2 frames de diferença no PS3. Por que não há fiasco sobre isso? Porque não é conveniente, simples assim. Mas você não precisa depender de feed do SRK para pensar: pegue jogos com ports para ambos PC e console e compare. Em PC os jogos ficam muito, muito melhores: mais rápidos, mais bonitos, mais fluídos, melhores graficamente, etc, isso tudo porque códigos de jogo para PC são infinitamente mais trabalháveis do que para console, já que é uma plataforma universal, com muito mais tempo de vida e com muito mais gente trabalhando em cima.

Persocom: Qualidade de jogo e de netplay inalcançável. O único defeito que computador pode ter quanto a performance é seu usuário. Mas se você acha console melhor que computador por ser mais fácil, você também deve achar paintbrush melhor que photoshop. De fato, jogar em PC requer um usuário mais instruído, mas será que isso é mesmo importante? Quer dizer, a comunidade de jogos em massa joga em PC. Um computador com um bom usuário roda qualquer jogo melhor que um console, pelo mesmo preço ou menos.

6. PREÇO
Console: Como dito no começo, você precisa do console (em média 700 reais, se pesquisar bem), uma televisão (500 reais, uma bem ruinzinha) e do jogo (vamos lá, 50 jogando baixo). Se for jogar com arcade stick ou comprar outro controle vai gastar mais 100 ou 200 reais, mas vamos até ignorar isso. Só o console com um controle, a televisão e o único jogo que for jogar dá 1250 se pegar tudo por um preço bom. Vale também lembrar o que foi dito sobre os controles: pad dura pouco e stick custa caro, então se prepare para gastar. E de qualquer forma, se sair console novo, se prepare para comprar tudo novo, menos a TV.
Persocom: Você provavelmente já tem um que rodaria qualquer jogo de luta. Se não, com 1000 reais hoje, encomendando as peças (como é o normal de se fazer para quem usa PC), você monta um computador mais potente que xbox e ps3 e que consequentemente rodaria os jogos melhor. Além disso não esqueça, o computador não roda jogos melhore só porque é um sistema mais potente, mas também porque os códigos para PC são muito mais leves e funcionais. Mesmo se for SÓ para jogar, PC é uma escolha mais barata e de melhor qualidade, a curto, médio ou longo prazo, no Brasil. Nos EUA é diferente caso você queira APENAS jogar.

7. CUSTO BENEFÍCIO
Console: Jogadores de console gastam no mínimo 1200 reais em equipamentos que servirão única e exclusivamente para jogar. Alguns já tem um televisor e gastam menos. Quando sair console novo, seu console antigo vai se tornar inútil e o máximo que você poderá fazer é vendê-lo para alguém que não tenha dinheiro para comprar o novo, ou que tenha interesse específico em jogo para o antigo.
Persocom: Jogadores de PC gastam no mínimo 1000 reais em equipamentos que servirão para muita coisa. Se um dia você for comprar um PC melhor, com certeza vai ter gente querendo seu PC antigo.

8. MERCHANDISE
Console: Console, do ponto de vista econômico, é algo sem muita utilidade e é muito caro, então há muito interesse em vender, porque dá muito lucro. A lei da economia define que preço reflete a utilidade do produto, e o equilíbrio da oferta e da demanda acerca da necessidade daquela utilidade. Contudo, em se tratar de consoles, temos um terrível caso de oligopólio no mundo inteiro, o que influencia muito nos preços serem tão caros para os produtos (mesmo em casos normais, sem abuso de impostos). Essa diferença entre utilidade e preço é tudo lucro (e no Brasil, impostos). Além disso, você tem que comprar cada jogo, o que impossibilita uma qualificação dos jogos. O certo hoje em dia é comprar os que você gosta e piratear o resto, como forma de fazer jogos bons crescerem e jogos ruins se esforçarem mais. As pessoas não são ricas, e em se tratar de console, as opções limitadas, então as pessoas acabam de forma geral comprando o que tá mais na mídia, independente de ser bom ou ruim.
Persocom: A comunidade é tão grande que cada jogo que sai tem enorme potencial de se tornar um fenômeno. De Angry Birds a Minecraft, Skyrim a Team Fortress. Numa comunidade tão grande merchandise perde muito a força, até porque é uma vastíssima quantidade de opções. Aqui não existe oligopólio e a concorrência é muito mais próxima da perfeita, o que qualifica a escolha em diversos aspectos. Além disso, você pode facilmente ter acesso aos jogos sem comprar, e comprar depois que gostar, para dar seu apoio e sua contribuição no caminho que acha que os jogos devem seguir.

9. VERSATILIDADE
Consoles: Você precisa de tudo instalado num lugar para jogar, e não sairá dali. Se tiver mais de um TV, você pode mover seu console mais facilmente do que uma torre de computador.
Persocom: Você também precisa de tudo instalado num lugar e não sairá dali, porém isso está mudando. Já tem computadores que são só monitor, mouse e teclado, com tudo ali. Além disso, em PC gaming nós temos o melhor e mais compatível portátil de todos os tempos, com tela de 20 polegadas: o famoso laptop, podendo oferecer tudo que um desktop oferece, mais versatilidade, por um custo adicional.

10. PATROCÍNIO PAU NO SEU RABO
Consoles: Você compra da SONY, compra da Microsoft, e o que elas fazem? Apoiam o SOPA. Muito bom. Além disso, alimentando essas empresas, você patrocina a não existência de uma plataforma universal para o seu jogo, ficando sempre uma putaria de ter que jogar num console específico, que não é compatível com o outro, e vice-versa.
Persocom: Não apoia porra nenhuma de SONY ou Microsoft (a menos que compre windows original). Em se tratando de venda de computador não existe tanto oligopólio, a concorrência é muito mais próxima da perfeita, então você não apoia nenhuma figura de princípios duvidosos.

Então fazendo um apanhado geral, eis os prós e contras de cada lado.

PC
- Todo mundo usa, todo mundo tem, é uma necessidade atual;
- Não precisa de televisão;
- Netplay superior;
- Melhores gráficos, melhor performance em geral (input delay, entre outros) e mais leve (load, entre outros);
- Mais barato, se souber comprar PC, a curto, médio e longo prazo, no Brasil, mesmo se só para jogar;
- É útil para mais coisas, se podendo fazer essas "mais coisas" simultaneamente (maior custo benefício);
- Não existe PC2 que inutilizará seu PC;
- Aceita todo tipo de controle, sendo fácil encontrar os mais diversos controles para compra;
- Mais confortável de começar a jogar (dois cliques);
- Jogos que são apoiados pela comunidade é porque são bons, não por causa de marketing, porque normalmente você pode jogar sem comprar;
- Contato maior com a comunidade gamer em geral com maior chance de ascenção do número de jogadores;
- Número de jogos infinitamente maior, se podendo ainda emular consoles;
- Não há necessidade para fazer coleção de discos;
- É uma plataforma universal, você não fica sendo jogado de um lado pro outro entre PS3 e XBOX;
- Se você tem um laptop, você pode decidir jogar em qualquer lugar;
- PCs evoluem mais rápido e estão ficando mais versáteis;
- Dá muito mais opções de customização de jogo;

- Precisa ter arquivos no PC ou ele poderá não reconhecer alguns sticks;
- Requer usuário mais instruído no geral;
- Há mais jogos de luta populares para console do que para PC;
- Se você gosta de jogar na TV, levar um desktop até ela é trabalhoso, console não. Notebooks também não, mas tem a desvantagem de serem mais caros e menos potentes.


Console
- Fácil de mexer;
- Não precisa de nada para um stick para o console funcionar no console;
- A maioria dos jogos de luta populares são lançados para consoles;
- Um console é mais fácil de carregar do que uma torre de computador;
- Você não roda o jogo tão bem quanto poderia, mas tem a garantia de que o jogo rodará de forma uniforme, isto é, se não fizer calor;

- Você precisa de uma televisão;
- O netplay é inferior;
- Códigos pesados e ineficientes fazem o jogo ser mais pesado e ter performance pior do que deveria;
- É uma coisa extra que você vai ter que comprar, que não vai servir para mais nada (péssimo custo benefício);
- Quando sair nova geração, dê adeus para o seu console, pads, sticks, jogos e dinheiro;
- Só aceita o próprio controle do sistema ou arcade stick compatível;
- Normalmente mais caro, a curto, médio e longo prazo, no Brasil;
- Telas de load assolam sua vida;
- Número ínfemo de jogos, sendo que você paga antes, se arrepende depois;
- Você não customiza nada, DLC customiza você;
- Não há muito contato com a comunidade gamer em geral: é improvável que os gamers em geral comecem a jogar em massa um jogo para console;
- Trabalhoso de ligar e colocar o jogo;
- A maioria em geral acaba comprando jogos que estão mais na mídia, o que mata qualquer evolução nos jogos;
- Pad estraga rápido e arcade stick é caro, e há poucos vendedores para ambos;
- Você precisa do disco para rodar o jogo, e terá que ter espaço e cuidar dele;
- Você patrocina o ping pong entra PS3 e XBOX, e a não existência de uma plataforma universal;
- Consoles quase não evoluem.


Se você observar bem, todas as desvantagens de PC podem ser evitadas. O usuário ser instruído, o PC ter os softwares, a comunidade jogar outros jogos, a comunidade jogar em PC, finalmente abarcando jogadores de teclado. Espero que isso sirva para furtar pessoas de falarem besteiras de agora em diante. Resumo da história: se você joga console, bom pra você, se joga PC, melhor ainda pra você, apenas não saia por aí falando que Console é uma plataforma melhor para jogar do que PC, porque daí o bixo pega! :3

~~~~~


Última edição por Cristu em 04.12.12 4:43, editado 12 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Sr. White
Living Dead
Living Dead
Sr. White

Mensagens : 337
Reputação : 52


PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: Re: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty19.09.12 17:14

Ótimo tópico Cristu. Acho que faltou mencionar que em jogos para PC é muito mais provável melhorias aos jogos provindas da própria comunidade (vide o netplay do Mauve no MBAC, que motivou e até hoje é melhor que o do MBAACC).


Citação :
- Se você for um jogador de teclado, não vai ter controle para jogar em consoles;
Única coisa que eu realmente lamento nas desvantagens.

Fora que um PC é bem mais acessível que um PS3/XBOX, sem contar os notebooks, laptops e etc que são ainda muito superiores em termos transporte.

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Usagiqn
Bitten Human
Bitten Human
Usagiqn

Mensagens : 5
Reputação : 0


PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: Re: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty19.09.12 17:31

Otimo topico Cristu, suas informaçoes são reais e não-tendenciosas.

Porém, enquanto PC não virar uma unica plataforma, infelizmente não irei deixar de jogar meus favoritos (Tenho P4A no 360 e no PS3, too much fun) e exclusivos em console, que fazem parte da minha diversão e bem-estar.

Aos que só podem escolher, bem, consoles são mais economicos e faceis de manter... word, vai uma grana preta se você for exigente com graficos e frames, já que um upgrade no PC passa facil da casa dos 2000 reais. Luckily, só faço de 2~3 em 2~3 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: Re: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty19.09.12 20:07

Usagiqn escreveu:
Aos que só podem escolher, bem, consoles são mais economicos e faceis de manter... word, vai uma grana preta se você for exigente com graficos e frames, já que um upgrade no PC passa facil da casa dos 2000 reais. Luckily, só faço de 2~3 em 2~3 anos.
Pow, lê de novo cara.
Ir para o topo Ir para baixo
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: Re: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty31.01.13 11:23

Uma coisa que eu gosto nos americanos é que eles sabem que PC é superior (ler comentários):
http://shoryuken.com/2013/01/30/skullgirls-pc-version-progress-update-may-support-lobbies-and-expanded-multiplayer-options/
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





PC vs. Console: Prós & Contras _
MensagemAssunto: Re: PC vs. Console: Prós & Contras   PC vs. Console: Prós & Contras Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

PC vs. Console: Prós & Contras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Classic Home Evening Party-