Quem me conhece sabe que faz tempo eu babava pra comprar um desses, e finalmente mês passado acabei encomendando um direto dos esteites já que minhas negociações por aqui não deram muito certo. Fiz um vídeo do nosso primeiro encontro onde eu tento explicar um pouco sobre a compra e o próprio controle.
Estou no segundo dia de uso, já posso dizer que a adaptação não tá tão fácil quanto eu pensei que ia ser. Não sei se é a sensibilidade ou diferença no tempo que precisa pra apertar os botões, mas pra fazer coisas teoricamente simples como Instant Air Dash pelo direcional ainda to penando bastante. Tiger Knee então, tá parecendo quase física quântica, o que é estranho porque o controle deveria facilitar, provavelmente o problema é comigo. Também ainda não me decidi se vou usar o pra cima no dedão esquerdo ou direito, mas to treinando movimento apenas na mão esquerda por enquanto.
Wow! Ele é BRANCO! Bateu aquela dor de cotovelo agora... Mas Inso, não teria como mandar fazer um personalizado? Tipo, eu sou canhoto ao extremo (ao ponto de jogar com joystick de cabeça pra baixo ou com configurações de botões invertidas com os direcionais) e nunca encontro nada que me possa fazer pensar em trocar o meu teclado. Mas eu também me importo com a durabilidade do meu teclado do note... Por isso eu estava procurando (se é que existe) formas de adiquirir um Stik personalizado (na manivela mesmo), mas agora que eu vi esse vídeo... Manivela pra quê?! Eu não preciso disso! Acho que nessa configuração só não fui com a cara do botão de pulo (não uso o dedão, mas uso o mindinho). IAD e TK realmente não parece ser fácil de fazer com o botão de pulo no dedão, deve ser física quântica mesmo. Bem, se encontrar um lugar onde tenha Unhitbox personalizado me avisa. Até.
Teria sim, White, é o que eu queria fazer, tem alguns caras que cobram pra fazer arcades personalizados, seria só você entrar em contato com um deles e fazer um pedido. O interessante é que com um desses você pode jogar qualquer jogo, visto que não tem como jogar em console com teclado.
Mas os criadores do controle fizeram videos e mostram que tecnicas como TK e IAD sao mt faceis de fzer no controle, eu to achando que a culpa da dificuldade é do Melty mesmo, e da sensibilidade dos botões Sanwa.
Preciso procurar então. Acho que vale mais apena gastar mais para que eu não tenha que treinar tudo novamente. Sem contar que isso resolveria significativamente os meus problemas com jogos de luta pra console e eu poderia desfrutar de outros jogos mais confortavelmente. Sobre o TK e o IAD: Talvez seja como aprender combo, depois de um tempo sai com tanta naturalidade que nem se percebe que já se aprendeu. (Embora eu ainda não tenha dominado o TK por completo no teclado). Bem, quem tiver qualquer informação sobre arcades personalizados me comuniquem. Não quero trocar meu teclado por um Joystick de jeito nenhum (e nem consigo de qualquer forma é a diferença entre o céu e o inferno no meu caso). Até.
Eae pessoas, vim dar um update da minha situação com o controle.
Uma coisa que já me perguntaram é se o fato dele ser menos pesado que o normal atrapalha, e na verdade não. Como você não faz movimentos bruscos com ele (apenas aperta botões) e apoia os dois pulsos enquanto joga, ele não tem por que ficar dançando no seu colo, o tamanho e o peso não atrapalham em nada. E ele nem é tão leve assim, deve ter uns 2 kilos mais ou menos.
Faz pouco mais de uma semana que o bendito chegou e desde então tenho praticado umas 2h por dia, fazendo uma média dos dias de semana que eu joguei muito pouco e o fim de semana que eu passei horas em cima dele. Testei basicamente 2 jogos, Melty e SFIV, e no terceiro dia (sábado) que foi quando tive a chance de passar tempo treinando de verdade já estava me achando no controle [s]mesmo com o pulo naquele lugar bizarro[/s]. Provavelmente pela minha experiência com teclado, embora ainda tenha levado horas pra eu pegar o jeito. Mas descobri que os combos com links de ambos os jogos continuam com a mesma dificuldade que tinham antes do controle. Infelizmente por enquanto ele ainda não melhorou magicamente minha execução =/
As duas coisas que foram e continuam sendo minhas maiores dificuldades na adaptação são: 1. A sensibilidade dos botões, você mal toca e ele ja sai batendo/pulando. 2. A coordenação dos meus dedos trabalhando em conjunto com o dedão no direcional, que ainda tá triste.
Como por exemplo no super pulo. Da esquerda pra direita não tem muito mistério, vc faz um piano roll com os dedos médio, indicador e dedão e o super pulo sai bem fácil, esse movimento é basicamente o mesmo de um Tiger Knee só que com fluidez diferente. Da direita pra esquerda é mais difícil, pois precisa fazer o movimento intercalado, do médio pro anelar, do anelar pro dedão, e pelos problemas que eu citei é muito fácil errar a ordem dos botões e o próprio movimento do piano roll. A movimentação de Melty e super jump cancel de jab->Ultra da Viper no Street são exemplos em que isso importa, e vai levar um tempo até eu conseguir dominar direito.
Mesmo com esse tipo de dificuldade já dá pra dizer que to bem perto do que eu sabia jogar no teclado, o que mais me segura ainda são minhas antigas limitações, espero com o tempo conseguir ir mais longe e sinceramente até agora estou satisfeito e gostando bastante do arcade. Ter acesso a todos os direcionais na ponta dos dedos é uma caracteristica interessante que ainda tou aprendendo a usar, mas recomendo ele mesmo assim.
Por enquanto é isso, tendo mais a dizer vocês me veem comentando por aqui de novo. Pro que quiserem perguntar, tamos aí.
PS: Até pensei em fazer um vídeo demonstração, mas achei meio desnecessário.
Levante das trevas, tópico! Só querendo mostrar uma coisa pro pessoal.
Quando eu falei pras pessoas que comprei um hitbox, uma amiga minha se interessou, e eu emprestei pra ela testar. Ela namorava ha mt tempo um stick de marvel da hori, e estava dividida entre comprar um ou ficar no pad de xbox mesmo, pois não se considerava uma jogadora assídua o suficiente pra justificar o gasto. Nisso ela gostou de jogar no hitbox apesar de estranhar a principio, e no fim decidiu partir pra um projeto de baixo orçamento. Ela encomendou os botões, desmanchou um pad pra aproveitar a PCB, e ia encomendar uma caixa de madeira, só que antes quis fazer um protótipo: pegou uma caixa de placa de video, tirou as medidas, fez os buracos, instalou o pad dentro da caixa e soldou as conexões. O resultado vocês podem ver abaixo.
Como a maioria das caixas de placas de video, ela tem uma capa e uma caixa interna mais grossa, então os botões ficam bem firmes por incrivel que pareça. As duas camadas abrem em conjunto por causa dos botões, então quando você abre o "pacote", enxerga a metade de trás do pad encaixada no fundo da caixa segurando a PCB, as fiações indo até os botões no topo, e o conector pro console saindo por um buraco lateral (se quiserem posso tentar tirar uma foto interna). Obviamente eu tive a chance de testar ele, e por incrível que pareça ficou muito bom de usar, além de estiloso. Conclusão, o protótipo acabou ficando xD
Não sei direito... mas chutando os botões uns 50 reais, o controle desmontado (usado) 80 reais, a solda que ela gastou 5 reais.... 100~140 reais ao todo