Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Decisão e convicção em chain fighters 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarDecisão e convicção em chain fighters Novo_p11Decisão e convicção em chain fighters Player11


Compartilhe | 
 

 Decisão e convicção em chain fighters

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty21.02.12 2:18

Citação :
Não faça coisas que não vá conseguir aproveitar; aproveite tudo que decidir fazer
O quê? Ele combou a partir daquilo? Que sortudo! Ou será que o cara é o capeta
Seja um homem! Tome decisões firmes!
Um dos principais defeitos do brasileiro (em geral) é não levar a sério a escolha de uma decisão, e talvez por isso não ter confiança nela. Essas duas coisas me arrisco a dizer e tenho convicção que são os dois principais males que afligem os jogadores de chain fighters no Brasil e os impede de chegar a algum lugar divertido. Saber tomar uma decisão e ter convição nela são duas das armas mais poderosas que um jogador pode ter. Aqui vou explicar muito brevemente como usar essas duas armas para melhorar ridiculamente seu hitconfirm (transformar hits em combos) e valorizar mais sua lifebar, dando algumas dicas de como valorar decisões.

Decisão (valorizar sua lifebar e a do seu oponente também)
Quando você perder vida, para e pense: por que você perdeu vida? Certifique-se de não repetir o mesmo erro. Quando você for apertar um botão ou fazer algo, isso deve ser uma escolha importante. Esqueça apertar botões por instinto ou mentalmente dormindo (simplesmente não aperte). Se você tiver preguiça de fazer isso é uma hipocrisia você estar lendo isso aqui. Ah, e não estamos tratando de reversal, esqueça reversal. A partir de agora então, cada botão que você aperta vem do seu raciocínio e não contrário: sem gameplay está limpo e puro. Quais botões apertar e quando? Ataques com menor risco de levar damage alto e ficar numa posição desfavorável e maior chance de dar damage alto ou conseguir uma situação favorável. Só faça o que você puder aproveitar logo em seguida, descarte o resto. Não aperte botões por motivos insignificantes como impedir o avanço do oponente ou acertar um hit isolado. "Mas um hit isolado não é melhor que nada?" É, mas não se esqueça que você está correndo um risco, e um hit isolado que não lhe traga um combo ou uma situação vantajosa (momentum) geralmente não paga o risco em jogos de chain, onde um combo pode tirar de 30% da vida pra cima (motivo pelo qual reversal também não vale a pena em jogos de chain na maioria das vezes). Às vezes você tentar acertar um hit isolado é tudo que o oponente precisa pra acabar com seu round sem piedade. Avalie o risco e recompensa de cada decisão que fez numa luta, futuramente, quem sabe olhando seus replays? E certifique-se de mudar na próxima luta, escolher melhor, até chegar a situação que você vai saber as melhores opções. Não jogue no automático mental. Certamente tem oponentes que não valem seu raciocínio, mas se usar o raciocínio contra eles vai acabar descobrindo coisas interessantes, principalmente formas bobas de punir gameplay grosseiro. É preciso que você esteja acordado para melhorar seu gameplay e a escolher suas decisões sem criar maus hábitos.

Convicção (hitconfirm 100%)
O mais importante de fazer uma decisão é seguir em frente com ela. Depois que você decidiu, nunca cogite que o que você decidiu vai errar, sempre aja como se fosse acertar, e você vai sempre aproveitar ao máximo a decisão que tomou (se acha isso exagero, então se preocupe mais em fazer decisões certas, é nelas que devem residir as preocupações). Você não perde nada em pensar que acertou porque se você errar, você vai levar porrada independente de você ver ou não se errou ou tentar combar não podendo: o problema no caso não é da convicção, mas sim da decisão errada. Dessa forma, sempre que você apertar um botão, vai saber tirar o melhor proveito, porque você apertou aquele botão preparado para aquilo, convicto que vai funcionar e pensando já em aproveitar o que fez (e não parar pra pensar se pegou ou não). Isso vai fazer seu hitconfirm ir para perto de 100%, porque você só vai apertar botões quando souber que vai aproveitar depois. Se você aperta um botão, é pra acertar: guarde isso com você. É como eu disse, apertar um botão é tomar uma decisão, e você precisa ter convicção que vai acertar para estar preparado para aproveitar e combar depois. Para exemplificar isso:

Decisão:
* Vitoriosa -> Você acerta um hit transformável em combo + convicção que acertou = aproveita o máximo
* Perdedora -> Você é acertado + convicção que acertou = você não perde nada, vai apanhar da mesma forma

Repare que ter convicção nas decisões que faz é:
* Positivo no caso de decisão vitoriosa
* Neutro no caso de decisão perdedora.

Ou seja, você não perde nada. No máximo você quebra a cara com a sua decisão, e da próxima certifica-se de escolher algo melhor. Portanto de agora em diante tenha convicção em todas as apertadas de botão que você der, mas mais importante é o que vem antes disso: escolha muito bem suas decisões, TODAS as suas preocupações devem residir nelas, o resto é aproveitá-las com convicção ou levar a pior e aprender que não era daquele jeito. Acertar ou errar, ambos vão fazer você melhorar e aprender. Agora o que falta é jogar com isso em mente. Quanto mais jogar, melhores serão as decisões e mais vezes você combará sem errar.


Última edição por Cristu em 21.11.13 18:09, editado 11 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Saikyo
Living Dead
Living Dead
Saikyo

Mensagens : 342
Reputação : 119


Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Re: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty21.02.12 2:52

Interessante o artigo.

Mas algumas vezes o psicologico de uma pessoa é bem mais difícil "treinar" que um combo extenso, ainda sim interessante mostra uma visualização da partida que não faça cara se deprimir perto do final ou após a partida.

Felizmente eu acredito que quanto mais a pessoa for jogando e jogando (principalmente offline) ela vai melhorando "na marra" ou inconsciente tanto no psicologico quanto em jogo, então é pra pessoa continuar jogando e com tudo que vier pela frente, pra ter bastante variação em desafios quanto partidas "equilibradas".
Ir para o topo Ir para baixo
Inso
Dead Apostle
Dead Apostle
Inso

Mensagens : 1214
Reputação : 303


Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Re: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty21.02.12 6:50

Muito bom o texto, Cristu. Se você conseguisse usar um exemplo prático acho que seria ainda mais eficiente xD
Ir para o topo Ir para baixo
House Lindermann
Living Dead
Living Dead
House Lindermann

Mensagens : 366
Reputação : 44


Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Re: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty21.02.12 15:58

belo texto, embora eu já soubesse dessas duas coisas

anyways, textos como esse são sempre bem vindos!

só sugiro que na próxima vez você use mais espaçamentos, pois facilita a leitura
Ir para o topo Ir para baixo
Sr. White
Living Dead
Living Dead
Sr. White

Mensagens : 337
Reputação : 52


Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Re: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty24.02.12 11:18

É de fato algo a se levar em consideração.
Difícil mesmo é por em prática, mas pensando bem quando você encontra algo novo em seu char (seja mixup ou o que for) e que você achou interessante (seja pq é bonito ou que vai deixar o seu oponente confuso) é muito mais fácil você por em prática. Atire a primeira pedra aquele que já pensou que shield, dodge e até o whiff (que por sinal mesmo sendo um novato vc faz querendo ou não) eram ruins algum dia.
A falta de malícia para tornar um air counter hit ou um airthrow em combo e aquele maldito medo de errar antes mesmo de começar te faz um perdedor antes de você fazer algo. Sincera opnião.
Até.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Decisão e convicção em chain fighters _
MensagemAssunto: Re: Decisão e convicção em chain fighters   Decisão e convicção em chain fighters Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Decisão e convicção em chain fighters

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Tohno Mansion Main Gate-