Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarTransição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Novo_p11Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Player11


Compartilhe | 
 

 Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Vinn Aleixo
Living Dead
Living Dead
Vinn Aleixo

Mensagens : 251
Reputação : -20


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty25.09.11 15:31

Desde a época do MBAC, a maioria de nós, que não tinhamos condições de comprar controle pra PC, começamos a usar teclado pra jogar.

Eu mesmo joguei e confesso que ainda jogo de teclado, mas devido a eu me recusar a querer jogar num Hit Box, não saber montar uma modesta caixa para pelo menos fazer um Fight Board a la Daeyrat, não poder comprar um adaptador de 300 reais para usar teclado em um VG Current Gen (o pad de Xbox é uma porcaria) e quase não ter jogo de luta atual pra PC (de atual, só SSF4AE e MBAACC), o jeito era migrar pro Controle Arcade.


Eu posso não ser um guru dos sticks, como os caras da Tech Talk da SRK, mas esse guia pode te ajudar na migração Teclado > Stick.


Agora que você tá lendo esse tópico, voce pensa:

a) Em mudar logo para stick, mas não sabe por onde começar
b) Em dizer que deveria começar a jogar primeiro com stick
c) Que me ama (e/ou o Ehrik, o autor original) :V


Se escolheu as opções A ou C, ignore os pros e contras e, como você é brasileiro, estude um pouco sobre as marcas de Peças e seus atributos.

Se escolheu a B, veio ao lugar certo. Entenda-se com os Prós e os Contras (opinião geral) e decidir se com isso + os resumos das peças acima, você realmente quer migrar ou não pro stick.

PRÓS:

-Controle "Universal": Você geralmente pode usar conversores para jogar em qualquer VG (ex: PCB de PS2 + adaptador PS2 > PC/PS3 ou PS2 > 360). Também você pode trocar a placa para esse mesmo efeito (ex: PS360, Cthulhu). Você pode jogar em qualquer VG, desde que tenha um modder por perto + dindin
-Pode pedir emprestado: Recomendo você ir para jogatinas e/ou campeonatos, pois você, além de conhecer controles "fora do comum", você pode fazer um "Test Drive", pedindo emprestado a alguém para testar um pouco desse controle. Vai que você goste muito e, quem sabe, começe a dedicar a usar esse estilo de controle. Você não vai ver ninguém jogando de teclado nesses jogatinas (a não ser na casa do Cristu).
-Jogar nos fliperamas: No Japão, as máquinas de MB usam STICK. NENHUM FLIPERAMA/GAMECENTER NO MUNDO USA TECLADO NAS SUAS MÁQUINAS!!!!
-Do seu jeito: Pode montar o controle com o layout que quiser, com a imagem que quiser e com as peças que quiser. Pode até botar uma imagem hentai da sua waifu no seu stick.
-Não precisa levar teclado
-As vezes, teclados são banidos nos torneios: Exemplo, no MBAC, configuração do Player 1 funciona nos dois teclados conectados, não importa se um é PS/2 e outro USB.
-Jogo de luta foi feito pra ser jogado em arcade


CONTRAS:

-É caro: Uma das coisas que o pessoal geralmente recusa é o preço do arcade ser caro. Mas como estamos no Brasil, DEPENDE MUITO DAS PEÇAS DO STICK, DA PCB E DO ESTILO.
-É pesado: Deve ser um incômodo para alguns, e depende do stick que você tem.
-Leva tempo pra pegar jeito: Dependendo da pessoa, pode levar muito tempo e paciência para aprender a jogar no stick. Mas como diz um certo sábio: "A pressa é inimiga da Perfeição"
-Meu PC vem com teclado, e não com stick
-E se quebrar...: Geralmente pessoas normais não sabem consertar seus controles arcade ou tem preguiça de aprender a consertar. Em comum, contactam conhecidos que saibam modificar e consertar seu controle, mas dependendo do diagnóstico, pode custar uma grana. E você compra um teclado novo por 20 reais no ML.
-Velocidade de input mais "lento"


MEIO A MEIO:

Adaptador teclado para PS3 (ou 360) custa o mesmo que um custom full Happ


Para quem ficou ciente dos contras, leiam:

ONDE COMPRO UM CONTROLE ARCADE?

NOTA: APROVEITANDO O LANÇAMENTO DO MBAA CURRENT CODE 1.7 (31/12/2011), ESTAREI CONCENTRANDO APENAS PARA OS INDUSTRIALIZADOS DE PS3/360, QUE FUNFAM NA BOA NO PC

NOTA 2: SE VOCÊ QUER JOGAR NOS PS3 E NO XBOX, COMPRE UM SE/TE DE XBOX OU UM HRAP VX-SA, POIS OS CONTROLES DE PS3 SÃO DIFÍCEIS DE FAZER DUAL MOD E OS HRAPS COMUNS NÃO TEM COMMON GROUND PARA FAZER O MOD.

NOTA 3: VOCÊ PODE USAR SEU CONTROLE DE PS2 COM ADAPTADOR PS2>PC/PS3 OU PS2>360 OU TROCAR A PLACA

NOTA 4: OS LINKS ABAIXO DA AMAZON SÃO SÓ COMO REFERÊNCIA VISUAL




No caso dos industrializados, só importando no Ebay, na Amazon (googleie Amazon International Shipping), etc. Mas irei dar uma colher de chá sobre os sticks mais badalados do momento


Madcatz Tournament Edition (R1/R2/S)
http://www.amazon.com/Street-Fighter-FightStick-Tournament-Playstation-3/dp/B001M22WN8/ref=sr_1_1?s=videogames&ie=UTF8&qid=1316912845&sr=1-1

Preço em média (taxado): R$500

Ele vem com peças Sanwa genuínas (Manche JLF e botões OBSF-30) e é muito fácil de trocar as peças. Você pode encontrar vários TEs a venda aqui mesmo no versus, com preços variados.


Hori Real Arcade Pro V3-SA/VX-SA
http://www.amazon.com/Real-Arcade-Pro-V3-Playstation-3/dp/B0041SGD44/ref=pd_cp_vg_1
Preço em média (taxado): R$500

Também vem com peças Sanwa e fácil de trocar as peças. O compartimento de guardar fios dos V-SA é muito melhor que o dos TEs. É o segundo arcade Stick mais próximo dos painéis Vewlix (perdendo apenas para o caríssimo HRAP Premium VLX)


Qanba Q4 RAF
http://www.dinodirect.com/gamepad-durable-wired-ps3-pc-xbox36-controller.html
Preço em média (taxado): R$650

Mais um stick com peças Sanwa e mod friendly. O grande diferencial é que já é dual mod de fábrica (jogar no PS3 e no 360)


Você pode optar por montar o seu custom, encomendando no Umbrella Arcadepad, no Shadow Arcade ou com alguns users do Versus (Chernobyl, Tirson, etc.) e compensa pelo custo ser menos que os industrializados.


Já tenho meu stick. Agora como jogar?:

Primeiro você deve apender como manejar o stick, do jeito que te deixa mais cômodo de jogar.

1.Half Wine Glass Style

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Imag0065

Comece pondo o dedo do meio e o quarto dedo embaixo da balltop (parece gay, mas vá em frente)

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais 1imag0059002

Depois vire a mão pro lado.

É mais ou menos assim que eu jogo (e muitos ocidentais com stick japa também). É ótimo pra movimento de esquerda pra direita, mas é um pouco incômodo para movimentos de direita pra esquerda. Use seu dedão (ou use junto com o indicador, dependendo da mão) para fazer movimentos de direita pra esquerda, enquanto usa outros dedos para movimentos de esquerda pra direita


2.Wine Glass Style (JP STYLE)

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais 1imag0060003

Comece pondo o dedo do meio e o quarto dedo embaixo da balltop, mas dessa vez, não virar a mão.
Força igual para os dois lados, mas é muito estranho para a maioria dos ocidentais


3.Pedreiro Style:

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais 1imag0061004

Auto-explicativo. E é comum para manches nacionais/Happ. Para peças japas, só use esse estilo com um battop em vez de uma balltop


Veja esse vídeo, para ter uma ideia na prática, mesmo sendo em inglês e em stick japa:



Uso de botões
Em vez de usar apenas três botões, como no teclado, você usa até CINCO dedos no stick

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Imag0063
Isso é comum em configurações em arco/4 ou 5 botões (jogos da SNK, Arcsys, Melty Blood, Arcana Heart, etc.)

Importante:
Você terá que levantar um pouco o seu pulso enquanto você joga ou vai acabar doendo... ou use um mousepad com silicone para te ajudar
Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais 1imag0047001
Desculpa, mas é o único exemplo que o autor original pôde exemplificar


AFF NÃO CONSIGO FAZER ESPECIAL

Quando começar a manejar o stick, imagine esses movimentos na sua cabeça:

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Motions

236x (qcf/hadouken) e hcf (meia-lua/C pra frente) são óbvias. A maioria das pessoas, quando estão aprendendo a jogar nos sticks, tem problemas em mandar DP (623/Róris). O que recomendamos é que para aprender o róris no stick, comece a treinar com um char que tenha róris (ex: Ryu/Ken do SF, Kyo/Iori do KOF, Ragna do BlazBlue, etc.). Apenas imagine um "Z" na sua cabeça.

Nota: Cuidado ao manche apertar diagonal pra cima sem querer. Quando você começa a usar o stick, normalmente exagera nos movimentos. Comece lentamente e mantenha um controle constante na sua mão. Depois treine aumentando o seu ritmo. Recomendo jogar o ST para treinar inputs em ritmo acelerado (não é necessário jogar contra a CPU, só jogar pra 2, você contra... o dummy já tá de bom tamanho)

Nota 2: Pratique regularmente movimentos de direita pra esquerda e de esquerda pra direita. Depois mude de canto para treinar das duas maneiras. Sempre tem vezes que quando treina combos num canto, numa partida, você pode acabar só indo para outro canto, só tomando.

Instant Airdash - IAD

Esse é um dos problemas para quem tá começando a jogar MB no stick. Infelizmente há pessoas, que vieram de outros jogos, que reclamam do quão é difícil fazer IAD de MB no stick. Então não é só você ou eu, é culpa do próprio jogo. Mas não se preocupe, MB está fazendo IAD atualmente mais fácil, desde que saiba que 6AB = dash

Basicamente, use 7/8/96AB e você tem o seu IAD :] (O autor original usa 76A+B).

Citação :

Rokunaya diz que I você, além do manche atingir a diagonal, tem que atingir a direita também. Atingir apenas a diagonal + AB só faz o j.B e isso te traz numa situação ruim


Não precisa segurar uma direção o tempo todo!

Citação :
Rokunaya cita que o pessoal esquece de saber quando está aprendendo a jogar no stick, é que o manche TEM QUE ESTAR NO NEUTRO POR 90% DO TEMPO. Deixe o stick ir para onde for, pro neutro, por quase todo o momento, ao menos que esteja defendendo. Quando fazer algum movimento ou especial, apenas maneje o stick para a direção que você deseja. Não precisa forçar nem segurar. Apenas deixe constantemente no neutro.

É extremamente importante para aprender no stick, então tenha certeza de fazer isso com calma

Isso leva um tempo pra aprender, e muita paciência. Mas se você se manter no ritmo de aprendizado, será muito recompensador. Boa sorte e não desista. O autor original (ehrik) levou 2 meses para aprender os básicos e levou mais 6 meses para masterizar o manejo do stick. Foi fácil usar combos, mas a movimentação foi o mais difícil (para ele)


Links Recomendados:
www.lizardlick.com - É onde você pode importar as peças
www.shoryuken.com - Vá no Tech Talk, onde você pode aprender a modar




Créditos:

-Ehrik (Melty Bread): Pelo seu incrível guia de transição
-Eu mesmo: por traduzir e fazer algumas adaptações pessoais minhas
-Rokunaya (Melty Bread): Pelas dicas do IAD e de input
-Azis, pelo link do Q4 RAF
-Windy e Dinodirect, por distribuir o Q4 Raf
-Melty Brasil, por receber este guia
-Aos Keyboarders interessados pela transição: Desejo boa sorte nessa jornada



Última edição por Vinn Aleixo em 25.09.11 16:31, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
caiooa
Vampire
Vampire
caiooa

Mensagens : 747
Reputação : 116


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty25.09.11 16:19

ótimo tópico Vinn. Como todo brasileiro, oque me falta é o dinheiro :lol!:, mas especialmente o links para importar peças que você colocou vai ajudar muito.
A unica coisa que você acabou ocultando do tópico original foi um dos contras
Ehrik escreveu:
Slower directional input speed
Zaelar escreveu:
If you're serious about being the best then this alone should convince you to not switch to using a stick.
There are only two reasons why you should want to use a stick. One is you're already used to it. Switching will give you a marginal benefit for a significant amount of effort. Two is if it's your only option, which for the most part translates into you want to play in an arcade.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinn Aleixo
Living Dead
Living Dead
Vinn Aleixo

Mensagens : 251
Reputação : -20


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty25.09.11 16:29

caiooa escreveu:
ótimo tópico Vinn. Como todo brasileiro, oque me falta é o dinheiro :lol!:, mas especialmente o links para importar peças que você colocou vai ajudar muito.
A unica coisa que você acabou ocultando do tópico original foi um dos contras
Ehrik escreveu:
Slower directional input speed
Zaelar escreveu:
If you're serious about being the best then this alone should convince you to not switch to using a stick.
There are only two reasons why you should want to use a stick. One is you're already used to it. Switching will give you a marginal benefit for a significant amount of effort. Two is if it's your only option, which for the most part translates into you want to play in an arcade.

É, mas como ele adicionou recentemente esse contra, acabei nem botando de propósito

Edit: também que esse post da tradução daqui é um "port" do post no versus
Ir para o topo Ir para baixo
iFaiska
Living Dead
Living Dead
iFaiska

Mensagens : 260
Reputação : 44


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty26.09.11 18:16

Muito bom mesmo.... eu jogava muito em arcade antigamente, mas fiquei na marizia(preguiça) de me dedicar a jogos de luta denovo e acabai jogando no teclado por um bom tempo meio q whatever e fui acostumando no teclado.

Consegui um arcade stick a pouco tempo, e realmente Melty Blood e mais complicado de se adaptar do que os outros jogos. Principalmente na questão do IAD, mas tudo tem o seu costume neh.

Eu ter jogado de arcade antes me ajudou muito, mas nao ainda nao posso dizer q estou 100% jogando com ele, mas e questao de tempo de esforço mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
DTL
Bitten Human
Bitten Human


Mensagens : 1
Reputação : 0


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty27.09.11 1:20

Comprei um da loja virtual tronic land... bom, barato, faço os golpes e combos de boa sem esforço! Pagar mais caro em outro acho frescura!

Ir para o topo Ir para baixo
Inso
Dead Apostle
Dead Apostle
Inso

Mensagens : 1214
Reputação : 303


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty27.09.11 16:07

DTL escreveu:
Comprei um da loja virtual tronic land... bom, barato, faço os golpes e combos de boa sem esforço! Pagar mais caro em outro acho frescura!
Bom, se você nunca jogou com outro fica dificil de saber xD Mas se é o suficiente pra vc tb bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Kyouya
Bitten Human
Bitten Human
Kyouya

Mensagens : 8
Reputação : 3


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty06.01.12 4:26

Eu uso um stick, no começo achei uma bosta porque não sabia segurar direito, machucava minhas pernas, meus pulsos, continua machucando até agora, mas agora uso um paninho em baixo, é muito util, não deixa meu suor molhar o stick e não faz meus pulsos doerem, só falta achar solução pra não machucar as pernas agora. Alguma dica?
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
y0shi
Living Dead
Living Dead
y0shi

Mensagens : 223
Reputação : 52


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty07.01.12 6:26

Citação :

talvez eu deva começar a usar calças, sei lá

É uma boa.
Ir para o topo Ir para baixo
iFaiska
Living Dead
Living Dead
iFaiska

Mensagens : 260
Reputação : 44


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty11.01.12 15:40

Muito rox seu stick Kyouya... ele deve ser bem pesado pra machucar suas pernas hein, ou então vc está colocando muito peso(com os movimentos) sobre ele? Se nao for questao de peso e sim de bordas "afiadas"(como eé o meu caso abaixo), tenta colocar uma borracha macia em baixo (pelo menos nas bordas) que seja da mesma cor do stick.

Meu stick machuca meus pulsos tbm, o acrilico me arranha, mas isso e mais preguiça de colocar algo na lateral do acrilico. Não joguei "maratona" com ele ainda, imagino q pode ser bem desagradavel... xD
Ir para o topo Ir para baixo
Kyouya
Bitten Human
Bitten Human
Kyouya

Mensagens : 8
Reputação : 3


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty11.01.12 22:00

iFaiska escreveu:
Muito rox seu stick Kyouya... ele deve ser bem pesado pra machucar suas pernas hein, ou então vc está colocando muito peso(com os movimentos) sobre ele? Se nao for questao de peso e sim de bordas "afiadas"(como eé o meu caso abaixo), tenta colocar uma borracha macia em baixo (pelo menos nas bordas) que seja da mesma cor do stick.

Meu stick machuca meus pulsos tbm, o acrilico me arranha, mas isso e mais preguiça de colocar algo na lateral do acrilico. Não joguei "maratona" com ele ainda, imagino q pode ser bem desagradavel... xD
Segui o conselho do yoshi, agora não machuca mais, mas o stick é um pouco pesado sim.
Mas irei guardar essa ideia de por borracha em volta da parte de baixo do stick, assim posso jogar sem calças!
Ir para o topo Ir para baixo
Rymaru Master
Living Dead
Living Dead
Rymaru Master

Mensagens : 361
Reputação : 107


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty14.01.12 6:03

Citação :
assim posso jogar sem calças!
Isso foi engraçado
Ir para o topo Ir para baixo
Sr.Black
Ghoul
Ghoul
Sr.Black

Mensagens : 137
Reputação : 8
Estado : BA
Cidade : Feira de Santana
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty15.01.12 14:09

Também achei muito engraçado, por isso não troco meu tecladão e o meu game pad mas cada um com sua preferência mesmo sendo dolorosa shuashuashua
Ir para o topo Ir para baixo
Sr. White
Living Dead
Living Dead
Sr. White

Mensagens : 337
Reputação : 52


Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty17.01.12 12:44

Ainda prefiro o teclado tbm. Já tentei usar controle mas só jogo se inverter os direcionais com os botões...
No teclado tem todo o problema com meia luas tbm, mas dá pra fazer.
Se um dia eu realmente mudar será pra um stick personalizado (e invertido como o meu sonho de canhoto).
Ótimo post.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais _
MensagemAssunto: Re: Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais   Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Transição Do Teclado Para Arcade Stick - tradução do guia do Ehrik + adaptações gerais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Classic Home Evening Party-