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 Tohno Shiki : Introdução

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Inso
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MensagemAssunto: Tohno Shiki : Introdução   05.06.11 14:57


Tohno Shiki (遠野 志貴)
Perfil:
Vulgo Shiko Tonho, ou Shikão. É um personagem bastante básico, uma boa opção pra aprender o jogo. Seus normais são em geral muito bons, dando a ele um potencial ofensivo alto, tanto em controle de espaço quanto atacando. É um dos que mais se beneficia de um bom jogo de footsies pela velocidade de movimentação e alcance dos golpes, entrando e saindo com facilidade, sendo sempre perigoso a meia distância. Sua pressão costuma funcionar apenas no canto, e os mix-ups ficam por parte da criatividade do jogador em criar o setup e as variações. Ainda assim, é considerado um personagem forte.

Prós:
- Normais muito bons e que brilham no jogo neutro.
- Boa velocidade.
- Hitconfirm e jogo relativamente fáceis.
- Dano acima da média (com barra de especial).

Contras:
- Setups e mix-ups não vem com o pacote, é preciso ser criativo.
- Blockstrings fortes, mas que dificultam uma pressão longa. (exceto lua H)
- Falta de opções à longa distância.
- Qualquer combo visando dano perde contato com o oponente.

Espeficicamente sobre as luas:
Spoiler:
 
Top players:
C: Shikki (しっきー), Shabu (しゃぶ), T.I, Misora (深空)
H: Shikki (しっきー), T.I, Misora (深空)
F: Shikki (しっきー), Tomo (とも), Kakusei (覚醒)

Vídeos:
C : http://www.youtube.com/watch?v=mJOA5U96dWo
H : http://www.youtube.com/watch?v=VjDR5SgcmWk
F : http://www.youtube.com/watch?v=j-B9BwHSugo#t=4m40

Enredo:
Spoiler:
 

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Última edição por Inso em 18.01.13 7:13, editado 25 vez(es)
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Cristu
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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   08.06.11 15:04

Comentários:

1. .'s e ;'s nos prós e contras;

2. Acho que daria pra dar uma complementada nos prós:

- Ser um personagem relativamente bastante fácil;
- Dano acima da média;
- Jogo aéreo e no chão com bastante prioridade, resultando em um jogo neutro bastante acima da média.

3. Nos contras, tendo em mente que é MBAA:

- Com overhead rápido cancelável, a pressão oferece perigo na verdade;
- Quanto aos combos visando dano, ele tem tanto dano que dá pra causar bastante dano e ainda sim não "completar" o combo, motivo pelo qual acho que não seja um ponto negativo ele ter que sacrificar dano pra ter okizeme.

4. A descrição da sua versão lua cheia parece desincentivar sua escolha. Considerando que F é tier A, acho que não precisaria;

5. A informação dos top players destoa da forma padrão utilizada nas outras intros;

6. A lua H, tendo dois vídeos, destoa da forma padrão utilizada nas outras intros;

7. No enredo, a colocação "habilidade de matar qualquer coisa" aparece muito de cara, podendo deixar um leitor não introduzido pensando "what the fuck?!". Acho que seria legal citar do acidente, sem mencionar como ele sobreviveu, mas dizer que ao se recuperar do acidente ele passou a ver linhas, e descobriu que se as cortasse, mataria a existência do que quer que existisse.




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Última edição por Cristu em 08.06.11 17:42, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   08.06.11 16:36

Cristu escreveu:
Comentários:
2. Acho que daria pra dar uma complementada nos prós:

- Ser um personagem bastante fácil;
- Dano acima da média;
- Jogo aéreo e no chão com bastante prioridade, resultando em um jogo neutro bastante acima da média.

3. Nos contras, tendo em mente que é MBAA:

- Com overhead rápido cancelável, a pressão oferece perigo na verdade;
- Quanto aos combos visando dano, ele tem tanto dano que dá pra causar bastante dano e ainda sim não "completar" o combo, motivo pelo qual acho que não seja um ponto negativo ele ter que sacrificar dano pra ter okizeme.

4. A descrição da sua versão lua cheia parece desincentivar sua escolha. Considerando que F é tier A, acho que não precisaria;

5. A informação dos top players destoa da forma padrão utilizada nas outras intros;

6. A lua H, tendo dois vídeos, destoa da forma padrão utilizada nas outras intros;

7. No enredo, a colocação "habilidade de matar qualquer coisa" aparece muito de cara, podendo deixar um leitor não introduzido pensando "what the fuck?!". Acho que seria legal citar do acidente, sem mencionar como ele sobreviveu, mas dizer que ao se recuperar do acidente ele passou a ver linhas, e descobriu que se as cortasse, mataria a existência do que quer que existisse.

2. Não considero ele fácil de jogar propriamente, apenas de hitconfirm fácil. Pegar ele e não saber fazer um jogo de distância é fail, porque ele não é simplesmente ir pra cima e tentar um overhead de vez em quando, tem que ensinar o cara a ter medo de pular da sua pressão, pra depois tentar reaproximar e assim vai... precisa de um pouco de sabedoria pra não se frustrar com ele.

3.
- O overhead bom é apenas no H. No F por exemplo o único overhead que ele tem é um blowback lento. Posso consertar dizendo que ele não tem opções boas pra manter pressão (o que quer dizer que ele precisa encaixar um OH na primeira ou segunda blockstring, ou ele perde a chance). Por essa previsibilidade eu tinha colocado sem perigo, mas realmente não é a melhor expressão.
- Ainda que sacrifique dano pra ter okizeme, não é como se ele tivesse várias opções boas, então isso é bem relativo.
- O dano dele não é tão alto assim, ele chega fácil a 4k, mas dificilmente passa disso, mesmo com EX (F-Shiki sendo uma exceção). Eu tinha colocado no perfil, mas vou colocar nos prós também então.

4. Não acho a tier do MBAA confiável. Eu por exemplo gosto mt de F-Shiki e o Vinn tb, mas ele é visivelmente mais limitado que os outros. Se o C é versátil e o H é mais direto, o F é uma linha reta.

7. Esse é o padrão de descrição do Shiki, bota no google e você não acha outra coisa, mas vou tentar complementar um pouco.

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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   08.06.11 19:33

Corrigido, tá bom assim?

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Cristu
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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   08.06.11 23:31

Inso escreveu:
Corrigido, tá bom assim?

Comentários antigos que perduram:

1. .'s e ;'s nos prós e contras. Quando se elenca vários ítens, apenas no último vai ponto final, nos outros ponto e vírgula;

2. A lua H, tendo dois vídeos, destoa da forma padrão utilizada nas outras intros.

Novos comentários que vieram da edição:

1. "Blockstrings fortes, mas que dificultam uma pressão longa." "Blockstrings fortes" quer dizer que pressão longa é fácil.
Outra coisa seria ele ser perigoso;

2. "Sem mixups óbvios." O que seria um mix-up óbvio? Um mix-up que todos conhecem? Se for assim, se conhece os do Shiki também.
Mix-ups, com hífen no meio;

3. Quanto a "garantem jogo neutro" isso implicaria em ele ganhar sempre no jogo neutro. Acho que ficaria rox "garantem jogo neutro forte", porque aí se está referindo ao jogo neutro do personagem, não a ele garantir o jogo neutro da partida;

4. A descrição do F continua desincentivando sua escolha. Tudo bem que tier-list não é tudo, mas não tem porque desencentivar, tem gente que pode achar o melhor estilo. Você e o Vinn gostam de alguns pontos dele, pra exemplificar. Certamente ele tem coisas boas pra destacar, dizer que ele não tem expressão e não oferece perigo é drástico demais...

Outros:

1. Sobre o enredo, o acidente não despertou nele os olhos. Tinha que ter um jeito de falar quase isso, mas sem afirmar diretamente que uma coisa despertou a outra. Acho que o melhor seria omitir a relação de uma coisa com a outra, dizendo apenas que depois do acidente ele acordou vendo as linhas;

2. Acho que daria pra dar uma complementada nos prós:
- Ser um personagem relativamente (a diferença com o antigo) bastante fácil;

3. Quanto a sacrificar dano por oki, tem uns vídeos que os cara fazem 5K e terminam incompleto com oki pra mix-upup, por isso não acho ponto negativo, vo tentar achar os vídeos.

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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   09.06.11 3:02

Cristu escreveu:

Comentários antigos que perduram:

1. .'s e ;'s nos prós e contras. Quando se elenca vários ítens, apenas no último vai ponto final, nos outros ponto e vírgula;

2. A lua H, tendo dois vídeos, destoa da forma padrão utilizada nas outras intros.

Novos comentários que vieram da edição:

1. "Blockstrings fortes, mas que dificultam uma pressão longa." "Blockstrings fortes" quer dizer que pressão longa é fácil.
Outra coisa seria ele ser perigoso;

2. "Sem mixups óbvios." O que seria um mix-up óbvio? Um mix-up que todos conhecem? Se for assim, se conhece os do Shiki também.
Mix-ups, com hífen no meio;

3. Quanto a "garantem jogo neutro" isso implicaria em ele ganhar sempre no jogo neutro. Acho que ficaria rox "garantem jogo neutro forte", porque aí se está referindo ao jogo neutro do personagem, não a ele garantir o jogo neutro da partida;

4. A descrição do F continua desincentivando sua escolha. Tudo bem que tier-list não é tudo, mas não tem porque desencentivar, tem gente que pode achar o melhor estilo. Você e o Vinn gostam de alguns pontos dele, pra exemplificar. Certamente ele tem coisas boas pra destacar, dizer que ele não tem expressão e não oferece perigo é drástico demais...

Outros:

1. Sobre o enredo, o acidente não despertou nele os olhos. Tinha que ter um jeito de falar quase isso, mas sem afirmar diretamente que uma coisa despertou a outra. Acho que o melhor seria omitir a relação de uma coisa com a outra, dizendo apenas que depois do acidente ele acordou vendo as linhas;

2. Acho que daria pra dar uma complementada nos prós:
- Ser um personagem relativamente (a diferença com o antigo) bastante fácil;

3. Quanto a sacrificar dano por oki, tem uns vídeos que os cara fazem 5K e terminam incompleto com oki pra mix-upup, por isso não acho ponto negativo, vo tentar achar os vídeos.

Old:
1. Escolhi não manter ponto-virgulas pq é pedante.

2. Eu já te expliquei por que tem dois, e pedi pra ti parar de se importar tanto com padrão.

New:
1. blockstring forte seria um blockstring que não perde pra scrub e não permite escapadas fáceis.

2. No perfil eu disse que o jogador tinha que criar os setups e as variacoes pra ele, porque ele não tinha. Então acho que tá compreensível que mixup óbvio = mixup "pronto", fácil de enxergar que existe.

4. Ele tem incentivo pra ser usado, dano. Eu não disse que ele não tem expressividade, disse que ele tem a menor entre os Shikis. Sempre tem um que é pior, só pq eu acusei ele de ser o Shiki bottom tier não quer dizer que ele seja ruim, mas vou mudar as palavras pra algo mais suave se soa que to menosprezando o F.

Resto:

3. Só acredito se foi assim: ele conseguiu no combo entrar batendo com os dois pés, gastou especial contra o canto, trocou de lado e mandou o cara pro meio da tela. Qualquer outra coisa é mito =/

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MensagemAssunto: Re: Tohno Shiki : Introdução   18.01.13 7:14

Atualizado.

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