Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Discussão sobre monitores e TVs 59OcYInícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrarDiscussão sobre monitores e TVs Novo_p11Discussão sobre monitores e TVs Player11


Compartilhe | 
 

 Discussão sobre monitores e TVs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor
Cristu

Mensagens : 3826
Reputação : 307
Estado : RS
Cidade : Porto Alegre
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim


Discussão sobre monitores e TVs _
MensagemAssunto: Discussão sobre monitores e TVs   Discussão sobre monitores e TVs Empty11.01.15 21:46

Então eu estou querendo comprar um novo monitor e andei pesquisando realmente bastante nos últimos dias. Pensei então em sharear o conhecimento, bem como espero que o pessoal também tenha infos a sharear. Aqui vai minha contribuição, lembrando que tudo é opinião e tudo se aplica somente até a data atual. Se você está lendo isso um ano depois, as coisas já podem ter mudado bastante.

Monitor vs. TV
A vantagem da TV que sei dizer é o preço por polegada e o tamanho, fatores que pesam bastante na escolha. A primeira vantagem do monitor é que as TVs, por maiores que sejam, salvo novos modelos que custam muito muito caro, são só 1080p (full HD), ou seja, você não está ganhando mais espaço, está apenas esticando os pixels, o que faz com que seu dpi (dots per inch), que é responsável por trazer uma imagem afiada, nítida e de alta resolução, caia drasticamente. Algo com 80 dpi é "ok", mas o ideal para uma imagem afiada é acima de 90. Tem gente que compra monitor de 27 polegadas 1080p e depois reclama que a imagem é turva, então fica a dica. Em uma TV de 42, 1080p é 1080pixelado. Você pode calcular o dpi, colocando o número de polegadas e a resolução, aqui: https://www.sven.de/dpi/ . Teste diferentes resoluções no seu monitor para ter uma idéia da diferença que faz o DPI. Depois disso, claro, vem a maior vantagem do monitor para nós que jogamos jogos de luta, o input lag. Você só vai encontrar TVs com input lag aceitável se estiver disposto a gastar uns 5000 reais pra cima. Até onde eu sei (posso estar errado, mas pesquisei um pouco) só a Sony entrega TVs com input lag baixo, e seria necessário importar (posso estar errado nisso também, mas também pesquisei um pouco). Você pode ver modelos de TV com input lag baixo aqui http://www.hdtvtest.co.uk/news/input-lag , mas lembre-se, se for 1080p, a imagem não será afiada... e quanto maior o tamanho, maior tende a ser o input lag.

Tempo de resposta vs. input lag
Primeiro é necessário dizer que cada empresa usa um método para medir o tempo de resposta, é algo bastante despadronizado, então nunca dá para acreditar no que diz a propaganda do produto. Nesse caso é necessário recorrer a sites que fazem reviews... tipo esse http://www.tftcentral.co.uk/ , esse http://www.anandtech.com/ ou esse http://www.prad.de/en/ , e mesmo eles às vezes dão resultados diferentes... além do que não tem review para todos os monitores. Porém não sendo alto, o tempo de resposta, pelo que dizem os especialistas, não é algo relevante... qualquer coisa em torno de 8/12ms é "aceitável". Não é algo crítico como o input lag. O tempo de resposta, diferente do input lag, é o tempo que demora para um pixel mudar de uma cor para outra. Se o tempo de resposta por baixo, o monitor sempre vai estar correndo atrás da atualização e isso vai dar um efeito fantasma atrás do movimento, tipo um motion blur.

TN vs. IPS
TN é aquela tela que você olha de lado e fica escura. Ela é muito mais rápida, por isso é usada em monitores focados para jogo, alcançando às vezes 144 hertz e tempo de resposta (que é diferente de input lag) de 1ms. Com um tempo de resposta desses você consegue arrastar uma janela e lê-la ao mesmo tempo, de tão fluido. Porém o painel TN não oferece uma boa qualidade de imagem, as cores são desbotadas, e, como dito, se olhar de lado/baixo, fica escuro, etc. Já o painel de IPS, que é a tecnologia da LG que está dominando o mercado nesse ano (usado nos smartphones e tablets também), fornece uma qualidade de imagem bastante superior, com cores ricas, contraste, pretos mais pretos, etc. Porém o tempo de resposta e a frequência ainda são um problema a ser superado: os monitores de IPS ainda nunca passam (pelo que eu sei) de 60 hertz, e o tempo de resposta costuma ser algo de no mínimo 15ms. Tem já alguns monitores de IPS que são rápidos o bastante, inclusive é a tendência do mercado. Quanto ao input lag, TN costuma ser um pouco mais rápido, mas o IPS não está tão atrás.

Screen tearing, V-Sync, G-Sync, FreeSync
Screen tearing é o que acontece na tela quando há bastante movimentação e você tem o v-sync desligado, tipo esse https://www.withfriendship.com/images/j/45065/Screen_tearing-image.jpg . É meio inevitável e ocorre mais em monitores com frequência baixa. Se você ligar o v-sync isso é resolvido, porém v-sync costuma gerar um lag notável. Ou seja, até então era ou tela cortada ou tela lagada. G-Sync, da nvidia e FreeSync da AMD vieram resolver esse problema. Com essas tecnologias você não tem screen tearing e não tem nenhum tipo de drawback por isso, a não ser o preço que vai pagar pelo monitor com essas tecnologia (prepara uns 30% a mais só por essa tecnologia).

1080p vs. outras resoluções
Você só precisa de mais de 1080p se quiser usar uma tela maior de 24 polegadas e ter um DPI bom... ou se você quiser para ter mais espaço, sei lá, eu quero. Porém lembre-se, mais resolução = possivelmente mais input delay e você vai precisar de um poderio maior para aproveitar essa resolução extra. Acima de 1080p é recomendado no mínimo uma gtx780ti.

60fps vs. 60+fps
É bastante notória a diferença de 60fps e frequências superiores. Mas por ora só TN tem frequência alta, então escolha o melhor para você. Bastante fluidez, resposta rápida e imagem ruim (TN) ou nem tanta fluidez, resposta nem tão rápida e imagem boa (IPS)? Além disso, você realmente vai usar bastante coisa que passa de 60fps? Se não quer ser obrigado a escolher o melhor é esperar e ir acompanhando os anúncios. Esse canal eu sei que cobre bastante as novidades: https://www.youtube.com/user/LinusTechTips

Melhores marcas
Eu realmente não sei quais são as melhores marcas. Eu gosto de acompanhar as novidades da Asus e da BenQ, mas parece que as outras não são tão ruins, na verdade alguns podem ser até melhores. Eu sei que a Eizo, do Japão, é top, por exemplo, principalmente o Eizo Foris 2333, mas é necessário importar. A LG parece que no próximo ano vai entrar no mercado de monitores para jogo, então talvez eles possam fazer algo bom num futuro próximo.

Tendências
Pelo que eu notei a tendência é monitores de IPS cada vez melhores. Teve a CES 2015 semana passada e a Asus anunciou o projeto de um monitor que está para sair em algo tipo 6 meses. Ele é IPS, 4k, g-sync e a Asus vai tentar deixar o tempo de resposta dele baixo (esperamos que o input lag também). Aqui um vídeo daquele canal cobrindo: https://www.youtube.com/watch?v=1QiQ6y1jJ5A . Além disso a LG está anunciando uma nova tecnologia de painel, o OLED. Aqui um vídeo cobrindo: https://www.youtube.com/watch?v=17Ua0Bw8pKg
Ir para o topo Ir para baixo
dpgoes
Bitten Human
Bitten Human
dpgoes

Mensagens : 19
Reputação : 10


Discussão sobre monitores e TVs _
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre monitores e TVs   Discussão sobre monitores e TVs Empty15.01.15 21:04

Pra que você quer um monitor novo? Jogar Melty e assistir anime?
Ir para o topo Ir para baixo
 

Discussão sobre monitores e TVs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Melty Brasil :: Classic Home Evening Party-