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 Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood

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Cristu
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MensagemAssunto: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty03.11.13 22:56

Aew, foi criado um ask, agora fica melhor pra perguntas, já que dá pra perguntar anonimamente, sem preocupação. Seguidamente quando se está aprendendo pintam dúvidas, ter um ask disponível nessas horas deve facilitar bastante.

http://ask.fm/MeltyBrasil


Última edição por Cristu em 14.11.13 4:34, editado 3 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty13.11.13 22:24

o que fazer quando o cara está em cima de você e não pára de atacar?

as coisas causam bastante hitstun no jogo, como lido com isso, não estando acostumado? Blockstrings precisam ser planejadas com cuidado e quase sempre têm falhas notórias. Basicamente assim: se o cara está realmente atacando sem parar e você está no blockstun, seu shield bunker (214D) deve vencer sempre, pois ele converte seu blockstun em invulnerabilidade. As melhores strings são as que deixam brechas planejadas para serem seguidas por ataques específicos. Se você tem um golpe com um alcance bom e que combe fácil por exemplo, você pode deixar uma brecha e em seguida usar ele, de modo que se o oponente tentar bater irá ser atingido por ele. Você pode querer planejar sua string para dar foco a diferentes ataques, deixando uma brecha antes, porém uma brecha é uma brecha, e sempre dá para reagir, embora muitas vezes seja arriscado. Em MB você tem uma larga gama de recursos defensivos, cada um com um foco mais específico. Identifique no que consiste as strings do seu oponente, suas fraquezas (das strings) e varie sua resposta de acordo com ações do oponente, é o jogo mental. Além disso, poucos personagem tem strings que realmente se estendem muito. Você normalmente tem a opção de defender até chegar um ponto que o oponente se afaste e você possa agir com mais segurança. Esses pontos são chamados de reset points e são os mais indicados para tentar reverter o jogo. Algumas das saídas que você deveria testar: backstep, pulo, shield bunker (214D), shield, reversals, atacar, heat activation e dodge.

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Última edição por Cristu em 13.11.13 22:37, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty13.11.13 22:27

Combos de C Kohaku plox

Crescent moon... Acho que o ideal é você olhar alguns combo movies de combos práticos e escolher quais quer usar para que eu faça as notações e as dicas. Com a C Kohaku você só usa a barra em combos para terminar com okizeme melhor (236C), então você não precisa se preocupar em aprender a usar barra em combos, é bem simples. Outra coisa que facilita vida um pouco é que os combos com okizeme dela são quase tão danosos quanto os combo para matar, então você não precisa se preocupar inicialmente com aprender variação com okizeme e variação para finalizar, já que a diferença é mínima, e até porque se você estiver conseguindo fazer os combos dela com okizeme direitinho, você vai fazer ao natural os combos para matar, já que é só adicionar combo aéreo, que é muito mais fácil do que os combos usuais dela.

O que você precisa, então, é basicamente:
1. Combo no meio para starters tipo 2B ou 2A;
2. Combo no canto para starters tipo 2B ou 2A;
3. Combo para quando acertar counter áereo no meio da tela;
4. Combo para quando acertar counter aéreo no canto;
5. Combo para quando acertar agarrão no ar no meio da tela;
6. Combo para quando acertar agarrão no ar no canto.

São 6 combos, mas na verdade são 2... isso porque você só muda o começo dos combos, você só precisa saber como levantar o oponente da forma correta para cada situação e depois seguir com a rota normal de combo que escolher (isso é possível para diversas rotas da C Kohaku). A diferença mesmo para se preocupar é meio da tela / canto.

Claro que aqui eu simplifiquei ao extremo as coisas, peguei só os combos básicos, mas é por aqui que começa.

Escolhe quais quer usar pra cada uma das variações e se precisar posta aqui que eu faço as notações.

Recomendo esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jSUKSMqw40U

Se quiser referência para mais possibilidades, esse dois vídeos abaixo podem ajudar também:
https://www.youtube.com/watch?v=VZFzspPHY5o#t=66
https://www.youtube.com/watch?v=Jxidf-4NB00

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Última edição por Cristu em 13.11.13 22:37, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty13.11.13 22:29

Dicas de Full Moon no geral?

O heat da lua F recupera toda a vida vermelha instantaneamente, mas, como todas ativação de heat, é muito punível. A lua F, porém, tem a opção de cancelar golpes em heat quando se está em max, com recuperação instantânea, permitindo combos unusuais de altíssimo dano e a recuperação da vida de forma segura. É o initiative heat. Uma dica, portanto, é saber quais todos os golpes que são canceláveis on whiff em initiative heat (permitem cancelar mesmo se o golpe errar) para se usar na hora do sufoco. Se não for assim, normalmente o oponente isca/baita e pune a ativação. Eu jogo de F-Sion, por exemplo. Quando estou no sufoco uso 623A, que é quase um reversal, e cancelo ele em initiative heat, recuperando o controle do personagem no mesmo instante. Se você entra em max no meio do combo e está com pouca vida, a melhor opção é usar o initiative heat dentro do combo.

Se você shieldar algum golpe do oponente, para ativar o counter precisa fazer meia lua pra frente e shield. Depois é possível combar. Não é bom abusar muito de shield, mas é bom explorar e aprender.

Dependendo do personagem dá para criar mix-ups usando-se o lance de encher a barra. Com a F-Sion por exemplo eu posso terminar o combo na cara do oponente, daí encho a barra até pouco antes do oponente levantar. Quando ele levanta posso dar overhead, low, low seguido de overhead, agarrão (Kouma usa bastante isso). Também tem uma variação que eu termino com o oponente longe e começo a encher a barra. A tendência é ele pular vendo que o outro está longe enchendo a barra, então se pode correr e dar um ataque que pegue no ar possibilitando combo. Depois que o oponente estiver respeitando dá pra variar, como correr e dar overhead, etc.

Outra dica é, como não se tem reverse beat, não coloque ataques que distanciam nas suas blockstrings sem necessidade. Crie seus mix-ups para serem usados na pressão e veja qual a melhor string pra settar esse mix-up. Lua F normalmente os golpes on block (defendidos) são bem mais positivos (dão vantagem de frame/tempo para quem ataca), então ache esses golpes e tente colocar seus mix-ups próximo a eles.

Fazer IAD (instant air dash) depois de um ataque aéreo seu defendido no chão pelo oponente pode ser interessante, já que a lua F não pode cancelar em airdash diretamente. IAD é um air dash feito no primeiro momento possível após um pulo. Para fazê-lo em MB usa-se frente, cima, frente (bem rápido, principalmente os dois primeiros). Dessa forma você bufferiza um comando do air dash antes de pular, pula e completa o comando depois do pulo, dando um air dash o mais cedo possível. Isso pode ser bastante útil para alguns personagens de lua F.

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Última edição por Cristu em 13.11.13 22:37, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty13.11.13 22:29

Porque Nero é um coitado no Melty Blood Current Code?

Nero tem muito potencial, inclusive ele é top tier, só é (bem) difícil de masterizar. Ao mesmo tempo Nero é o personagem mais fácil de sair jogando e já conseguir vitórias contra iniciantes. Por isso, talvez, jogadores mais easy mode tendem a se contentar com essa facilidade e achar que não precisam treinar muito, daí a única coisa certa é a derrota, afinal, como dito Nero justamente é um char que só fica forte SE treinado bem. Por curiosidade: o jogador com maior percentual de vitória no Japão é Nero player, o LuckyStar / Solty, que foi o algoz do LordKnight no Godsgarden 6.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty14.11.13 4:02

Algum conselho pra H-VSion (fora NÃO JOGUE DE H-VSION)? Eu tenho pouca experiência com o jogo, mas ela parece um pouco limitada ofensivamente - overhead um pouco previsível demais -, e meu lado jogador de Street Fighter não aceita só ter aquele 6(B) de anti-ar. Mas eu gosto dela, então... :-P

A H é a mais forte das 3 luas dela, é fácil de aprender, e há exemplos de jogadores bem sucedidos com ela, por isso confiança!

Anti-aéreos em Melty Blood são fracos no geral. Tem um significado por trás disso que até será alvo de um post em breve no blog, mas são poucos os personagens com anti-aéreos bons, normalmente os com pior mobilidade. No caso da H V.Sion, ela tem o 5B, que sai em 8 frames e tem clash no hitbox, ou seja, cancela um ataque do oponente, e o 6[B] mesmo.

Hitbox do 5B: http://puu.sh/5hJMa.png

Também há a opção de shieldar. Como é lua H, se acertar o shield, ela faz um counter automático, a menos que seja projétil, daí precisa meia lua pra frente e shield pra sair o counter (pra você ter a opção, já que normalmente não se quer dar counter em projétil). O 623A é outra opção, mas não é muito bom.

O mais indicado em MB normalmente é se movimentar para não deixar situações de risco acontecerem, ao mesmo tempo que procura uma abertura. Se o oponente vai pra cima de você intencionalmente, normalmente ele não está em desvantagem. MB tem um equilíbrio maior entre chão e ar, por isso recuar e se movimentar para encontrar uma oportunidade melhor às vezes vale a pena, embora não seja algo comum em jogos de luta. Quando preferir arriscar o anti-aéreo mesmo, as opções são 5B, 6[B] e 623A. 623C é bom também, dá bastante dano e setta pra vortex, mas tem uma recuperação enorme e é bem baitável.

Quanto às opções de ataque, no neutro se depende muito de ser imprevisível e mais rápido que oponente. Para isso ela tem bastante velocidade e bons ataques no ar: o ataque forte no ar sai em 6 frames, mesmo tempo do ataque fraco, ou seja, muito rápido; o ataque médio é um dos melhores cross-ups do jogo; o ataque fraco é bom para quando o oponente está perto, abaixo ou na mesma altura. No chão, 5A 5B depois do dash podem pegar no pulo, podendo combar depois. Se o oponente não pular você pode fazer blockstrings.

Quanto a pressão com blockstrings ela deixa a desejar até conseguir um knockdown, e as melhores opções acabam sendo frametrap de golpes que também pegariam se o cara pulasse para inibir o oponente de reagir, para que se possa agarrar e conseguir o knockdown. O 5A dela é bem avantajado e pode ajudar nessa pressão até porque se fizer 5A 6AA é juggle para combo. O 5B é bom pra continuar o combo depois que o 5A pegar alguém tentando pular da pressão. Depois do knockdown ela fica forte: pode fazer setup com os summons 214C e 214B, pode usar o divekick e os dashes para fazer mix-up de lado ou outro, pode fazer mix-up cima/baixo usando IAD double overhead (médio seguido de forte no ar) ou j.6A whiff seguido por um low, lembrando que agarrão não tem prioridade sobre normais em MB, o que torna isso possível. Para sharingar mais coisa dela, o melhor jogador com ela é o Norainu (consta como 野良犬 na MeltyDB), embora os outros também devam ter coisas únicas a mostrar.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty15.11.13 2:01

Quais os personagens que mais recompensam quem tem execução?

Hmmm. Esse é uma pergunta difícil... execução é uma coisa que ajuda mais no jogo neutro do que nos combos, mas acredito que você esteja se referindo a combos e mix-ups, até porque se não fosse a resposta seria subjetiva e ampla demais. Ainda assim, depende se você quer usar sua execução para fazer coisas já descobertas ou se quer usar ela pra desvendar potencial. Se for para desvendar potencial, não é uma pergunta que possa ser respondida com facilidade, afinal conhecer o potencial escondido de cada personagem é difícil mesmo para quem tem anos de experiência. Por isso vou me limitar a responder a pergunta como se fosse "quais os personagens com os melhores combos e mix-ups, ainda que sejam de difícil execução".

F Archerype, F Miyako, C Sion, C Roa, C Maids, C/H/F Arcueid, F Akiha Vermillion, C/H Seifuku, C Satsuki, C White Len, C/H/F Nero, C Hisui, C/H Kohaku.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty15.11.13 4:40

Com tantos jogos bons de luta no mercado, por que eu deveria jogar isso?

1. Em vez disso, por que você NÃO deveria jogar? A menos que você seja um jogador profissional que treina horas por dia e não tenha tempo para progredir em outros jogos, é difícil haver motivo. E mesmo jogadores profissionais... peguemos o exemplo do Tokido... o cara joga vários jogos e vai bem em todos, inclusive ele já jogou MB em campeonato, ficando em 3º junto com o Nuki. Enfim, provavelmente não há nada a perder.

2. Porque você pode gostar. Só por isso você deveria no mínimo testar.

3. Porque é divertido, fluido, bastante equilibrado (inclusive o jogo neutro), não tem coisa broken (como unblockables, infinitos e cia) e tem muito potencial para fazer coisa legal em alto nível, que é o que todo jogador de jogo de luta quer junto com a competitividade.

4. Porque embora o jogo não seja conhecido fora do Japão, por nunca ter sido lançado, dentro do Japão por meia década Melty Blood foi um dos três maiores títulos de luta, junto com Tekken e Guilty Gear, ou seja, MB também é um bom jogo de luta no mercado, ou melhor, nem está no mercado, o jogo é acessível gratuitamente: nem dinheiro você tem a perder.

5. Porque o netcode é bom.

6. Porque tem cena e estrutura aqui no Brasil (embora pequena), o nível é relativamente alto e a comunidade é gente boa e receptiva.

Enfim, eu poderia elencar mais coisas aqui, mas só você pode se convencer a gostar de um jogo. Uma boa testada não tira tempo de ninguém, ainda mais quando se gosta de jogos de luta.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty15.11.13 4:41

O personagem importa muito ou posso escolher o que mais gosto?

Hmm. A dica nesse casos seria: escolha o que você mais gosta, depois escolha a lua mais forte dele.

Mas respondendo à sua pergunta. O personagem importa, não há como negar, mas não importa tanto assim, o jogo é balanceado. É possível ganhar com qualquer personagem e qualquer lua, mas além de dar mais trabalho, você vai ter que estar num nível de jogador bastante acima do dos outros pra compensar as fraquezas e ganhar. Meu personagem na versão anterior, por exemplo, Vampire Sion, era bonzinho... daí do MBAA pra frente foi assassinado, e eu optei por trocar de personagem... tava difícil mesmo. Dito isso, acho que você deve só evitar os mais fracos, a dica acima deve salvar da maioria das opções fracas. Poucos persongens não tem uma lua que seja no mínimo A- ou A, e A- ou A já dá pra jogar muito tranquilo.

Aqui uma tierlist feita por mim: http://puu.sh/41aG2.jpg
Não te mando outra porque não abordam luas, mas não difere muito da última tierlist japonesa.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty15.11.13 14:37

Acredito que, em geral, a lua F é a melhor do jogo, e a H é a pior. Concorde, discorde, corrija-me ou discuta a cerca do assunto.

Acho que a lua por si só não diz nada: depende muito do personagem e do estilo do jogador.

Pessoalmente prefiro a C porque tem reverse beat e dá para ativar heat à qualquer hora se tiver 100% ou mais de magic circuit. Porém as luas H e F são bem mais amigáveis pra iniciantes: são bem mais straight forward. Daí vai depender da preferência pela mecânica de cada uma: a maioria se dá melhor com H. F algum tempo atrás era cool, daí bastantes jogadores mainaram personagem F. No meu caso é porque a V.Sion e a Sion foram nerfada demais, e a F Sion era a coisa menos fraca que tinha. Por coincidência no Brasil a maioria dos finalistas em campeonato jogam de F, mas é realmente uma coincidência.

De qualquer forma esse lance de luas é bem equilibrado, tem que ver qual personagem você quer, daí ver a lua mais forte pra ele. Quanto às mecânicas de cada uma esse vídeo aqui dá uma boa esclarecida:

https://www.youtube.com/watch?v=DRdBIpOyaXk

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty15.11.13 18:35

Dentre os 20% personagens mais fortes do jogo, quais os mais fáceis em alto nível?

Numa escala de 1 a 5, esses seriam os de dificuldade 1 ou 2.
Ser mais fácil não quer dizer que é fácil, porém. Em nível alto nada é muito fácil.

C Seifuku, H Arcueid, H Koha-Mech, C/H Powerd Ciel

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty16.11.13 5:14

F-Kouma é um personagem que não dispõe de muitas ferramenta e tem um jogo diferenciado dos demais personagens, no caso de uma partida de alto nível: Kouma levaria desvantagem por seu jogo neutro fraco , jogo aereo arriscadissimo e dependendo exclusivamente de um akai ou 623A para oki, ou 623c otg?

A diferença no Kouma é que ele é propriamente um personagem de chão, com os recursos adequados de um.

Quanto ao jogo aéreo dele, o propósito é diferente: Kouma não pula pra combar, ele pula ou para causar counter com j.B (oponente longe), j.A (oponente perto) e j.214B (divekick que recupera no ar, bom pra causar counter), ou para dar dash (IAD) pra cima do oponente, seja atacar ou simplesmente se aproximar (Kouma precisa disso), quando a situação permitir. É válido lembrar que counter em MB não dá pra dar recovery, ou seja, acertou counter = combo garantido.

Mas sobre o jogo neutro: não é bom pro Kouma se distanciar muito do chão para se aproximar, haja vista opções como 2B (conhecido como 2B The God) e 22A que ele tem no chão. Ele não fica na desvantagem em alto nível, a menos que o match-up seja contra personagens com normais melhores que o dele que não deixem ele se aproximar. A dica é: trabalhe aproximação segura. Depois que o Kouma está perto, ele quase sempre está na vantagem.

Quanto ao okizeme, há mais opções, mas essas são bem comuns. 214A também é muito bom pra oki.

Se quiser pegar referência em vídeo, Kaimaato (かい*まーと na MeltyDB) é bastante recomendado.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty17.11.13 6:13

Gostaria de saber mais sobre a mecânica shield.

Basicamente shielda-se ataques de altura média e alta, inclusive aéreos, em pé, e ataques baixos abaixado. Ataques fracos podem ser shieldados em qualquer instância (em pé ou abaixado), exceto o 2A da F Ryougi, que é em verdade um ataque de level 2.

Quando o golpe do oponente pega no shield, é possível cancelar ele, normalmente causando counter, porém em cada lua isso funciona diferente. De qualquer forma, não é possível fazer shield várias vezes seguidas, o que o torna uma ferramenta de precisão. Além disso, shield tem recovery grande, ou seja, se você errar, ficará exposto por bastante tempo, por isso é bom ser imprevisível com o uso dele, já que o oponente pode não atacar prevendo que você usará shield, Se você notar que o oponente vai fazer isso, você pode dar o anti-aéreo que melhor combe para punir a tentativa do oponente de iscar seu shield.

Lua C: tem dois tipos de shield, o shield normal e o ex-shield. O shield pode ser feito de forma contínua (por um breve período), e é cancelável somente em ataques de comando. Um shield é ex-shield quando o ataque do oponente faz faz contato com os primeiros frames do shield, ou seja, quando o shield é feito na hora certinha. O ex-shield pode ser cancelado em qualquer golpe e até em pulo.

Lua H: não tem ex-shield e não é possível fazer o shield de forma contínua, porém quando o golpe do oponente faz contato com shield da lua H, automaticamente o personagem faz um contra-ataque, que normalmente causa counter, o que possibilita combar depois, ou seja, perde-se a opção de escolher em qual ataque cancelar, mas se torna de certa forma mais prático e fácil. Se o ataque shieldado for um projétil, é preciso cancelar o shield em 236D (meia lua pra frente e o próprio botão de shield) para o contra-ataque sair. Isso é porque normalmente não se quer 'dar counter' em projétil, e essa é a forma de dar a opção ao jogador.

Lua F: não tem ex-shield, mas é possível fazer o shield de forma contínua (por um breve período). Pode cancelar o shield tanto em qualquer ataque de comando quanto em 236D para fazer um contra-ataque genérico igual ao da lua H.

Outra coisa sobre o shield é que se você errar, ou seja, se o golpe do oponente não pegar nele, a qualidade da sua barra de defesa irá piorar bastante.

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty08.12.13 8:28

Queria saber o significado dos termos usados muitas vezes, como "mix up", "oki" etc...

Oki tem relação com "o acordar" do personagem. Peguemos um jogo de nave para explicar isso. Sabe quando você morre? A sua nave volta piscando, imune por uns instantes. Quando ela pára de piscar seria o oki. Em jogos de luta isso se dá quando um personagem cai no chão com hard knockdown (não pode usar tech). Já que o atacante pode manipular o oki do adversário, escolhendo qual golpe usar no combo para finalizar, torna-se possível aproveitar esse tempo para fazer alguma jogada.

Mix-up significa misturar as opções. Quanto melhor o oki, melhor serão os mix-ups. A idéia de mix-ups é enganar a defesa adversária, confundindo-o com opções opostas num curto espaço de tempo. Em MB, os dois tipos de mix-ups mais comuns são lado/lado oposto e cima/baixo. Digamos que o finalizador de combo que você usou te dê 1 segundo até o oki do adversário para elaborar um mix-up. Até 0.8 segundo você tem que estar numa posição em que ele não possa dizer por onde virá o ataque. Então, nos últimos 0.2 (ou quanto menos tempo melhor), você faz algo que irá diferenciar se você termina de um lado, outro, atacando por cima ou por baixo. É claro que se você atacar sempre do mesmo jeito, embora seja ambíguo até os 0.8, o oponente já vai saber o que virá nos 0.2 finais, então você precisa misturar, atacar por trás, pela frente, por cima, por baixo: mixar. Mix-up, então, é uma jogada com várias variações para um caso específico de derrubada.

Para exemplificar:

Aqui eu gravei uns mix-ups baixo/cima bem simples da C Kohaku.
https://www.youtube.com/watch?v=SbaG3uZ163w[
Repare que cada variação só muda o final, alterando em hit por cima ou por baixo.

Aqui mix-ups lado/outro lado da F Sion (começa aos 4 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=wdp3bFi1jwY
Repare como é difícil de saber em que lado ela vai cair. Nesse vídeo também há mix-ups cima baixo, por exemplo, quando ela varia entre j.AA (cima no ar, cima no ar) e j.A 2A (cima no ar, baixo no chão) em um curto espaço de tempo, ou ainda j.A 6B (cima no ar, cima no chão).

Para mais termos: http://www.meltybrasil.com/t209-dicionario-dos-termos (focado em MB) ou http://www.hitconfirm.com.br/glossario/ (bem mais completo, mas abrange termos de vários jogos de luta).

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty23.12.13 3:51

pode dizer, nero owna \o/

Se você gosta do estilo dele, sim.

Nero é mais fácil que o normal em baixo nível, normal em nível médio e mais difícil que o normal em nível alto. Quanto a força do personagem, ele é bastante forte, estando entre os tops, porém ele tem um estilo bastante diferente, que muitas vezes não é o favorito da maioria, o que faz diversos jogadores optarem por personagens igualmente fortes que façam mais seu estilo e não sejam tão difíceis em alto nível.

Um Nero forte é muito legal de ver jogando, é um dos personagens com mais possibilidades, mas o jogador realmente precisa trabalhar bastante o jogo dele pra conseguir fazê-lo sinergir: no Japão os jogadores tendem a tentar tirar o máximo de um personagem, por isso conseguem usar Nero e vencer em alto nível; no Brasil o pessoal é mais easy mode por natureza, por isso é desafiador alguém aqui conseguir usar o potencial do Nero em algum tempo próximo, e por isso não seria tão indicado para quem quer começar a vencer em alto nível logo.

Além disso, Nero tem algo que poucos personagens têm em MB: match-ups realmente ruins. Gostando do estilo dele, porém, tudo vai. O jogador LuckyStar é o exemplo vivo que é possível superar as dificuldades de Nero e vencer de forma consistente (esse jogador tem o maior winrate do Japão).

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MensagemAssunto: Re: Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood   Ask Melty Brasil: perguntas e respostas sobre Melty Blood Empty25.12.13 18:36

Na sua opnião, qual o melhor e pior personagem de se jogar e porque?

Pior: tem alguns. Necos se você jogar o pessoal vai te odiar e você vai ter seu personagem banido de alguns eventos só por ser irritante. Fora Neco, porque digamos que ele foi banido também da pergunta, H Mech-Hisui: extrema falta de recursos e ataques com alcances absurdos fazem desse um personagem de hadouken e shoryuken. Dê uma testada para saber o que estou falando.

Melhor: pra mim melhor personagem precisa juntar força e facilidade e principalmente carisma do personagem e estilo do gameplay (sendo esses dois últimos relativos). Já melhor para se jogar acho que envolve também outros fatores, como diversão, aprendizado proporcionado e interação com outros jogadores. Juntando tudo isso, acho a melhor resposta é C ou F Hisui & Kohaku (Maids). São dois personagens para aprender, dá para ficar alternando inclusive no meio de strings e mixups, ambos são relativamente fáceis de pegar e ao mesmo tempo extremamente profundos e complexos, tendo muito espaço para fazer muita, mas muita coisa legal, é um personagem tier bastante alto, bastante divertido de enfrentar e principalmente de jogar. Tenha em mente, contudo, que isso é só minha opinião.

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