InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

"Anime Games"? Por favor...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cristu
True Ancestor
True Ancestor

Reputação : 307
Estado : RS
Deseja jogar MB online : Sim
Deseja jogar MB offline : Sim

MensagemAssunto: "Anime Games"? Por favor...   05.04.13 7:18

Há tempos desprezo os termos que algumas pessoas usa para discriminar outros jogos de luta. "Anime games", "airdashers", etc. Eu pensava que eu era o único insatisfeito, o único que se sentia discriminado com o termo. Diversas vezes já questionei o termo, sob o prisma de diversos argumentos. Afinal o que são "anime games"? Pela lógica, são possíveis duas interpretações, ou jogos com gráfico de animê ou jogos que têm animê. Ao contrário da lógica, porém, essas pessoas dizem que qualquer pode ser anime game, desde que não gostem: o objetivo é meramente rotular de algo diferente, como uma forma indireta de dizer "isso não é fighting game". Claro, isso originalmente, mas a moda pegou. Não podemos ficar brabo com alguém que usa o termo de forma inocente. Mas sinceramente, acho que devemos buscar pela extinção do seu uso.

Foi anunciado que o próximo GodsGarden será de AquaPazza. E advinhem, o primeiro comentário que vejo (no topo, com mais likes) é alguém reclamando do uso do termo "anime game", ou seja, não sou só eu, absolutamente. Gostaria de pedir a quem está lendo o post para ler os comentários: http://shoryuken.com/2013/04/03/aquapazza-chosen-for-godsgarden-8-singles-tournament-and-east-vs-west-team-exhibition-scheduled-for-may-3/

Living Dead

Reputação : 53

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   05.04.13 13:19

Sinceramente não acho pejorativo tampouco discriminante, de fato há quem use o termo com tal objetivo mas... o cara esta perdendo uma chance de aprofundar o seu desenvolvimento se limitando a apenas x tipos de fg. E por fim gostaria de acrescentar que de fato a maioria dos jogos que são citados de tal forma de fato tem sua versão em anime, e até mesmo os que não tem (BB) fazem questão de criar animações no próprio jogo e seguir o traço atribuído a tal denominação. Logo acho desnecessário sua preocupação em relação ao tema.
caiooa
Vampire
Vampire

Reputação : 116

MensagemAssunto:    05.04.13 19:28

O termo me incomoda sim, porque é um coringa usado quando se bem entende para o que se bem entender. E normalmente, se usa sim em oposição a jogos americanos ou pseudo americanos.

Quando atribuem ao estilo visual, é uma classificação vaga e inútil. Se fala em "estilo anime"....o que é simplesmente impossível de definir....existe uma variação incrível no estilo de ilustração. Não existe um estilo visual "puramente anime", todas tem influências múltiplas, seja de quadrinhos antigos, seja de comics americanos de mahvel/dc, seja arte tradicional chinesa ou um estilo mais "cartunesco-reducionista".
exemplos
-Ayakashi Japanese Classic Horror tem uma influencia forte de um estilo mais tradicional han (estilo de olhos principalmente deixa isso evidente), mas tem influência de um olhar cartunesco reducionista misturado. Esse estilo foi usado propositalmente para combinar com a temática
-Gits 1995 tem influências mistas, lembrando quadrinhos americanos com músculos e pontes do nariz definidos, e com pouco ou nenhum brilho nos olhos dos personagens
-Hotaru no Haka segue um estilo de quadrinhos antigos, da década de 40-50 no traço. Propositalmente usa estilos de cabelo e cores de cabelo próximos ao real, para criar o ambiente de realidade (em oposição ao animesco/cartunesco uso de cores exóticas nos cabelos).
-Panty & stocking segue propositalmente um estilo característico da animação americana da década de 90, parodiando a estrutura de episódios, a progressão de história e a arte usada em animações como "meninas super poderosas".
Eu não conheço de nomes, mas já vi a mesma coisa em animações americanas....dependendo dos gostos pessoais do artista, do seu humor ou da intenção que ele tem acaba usando um estilo visual tendendo mais para um lado ou para outro.

Quando se classifica por mecânica, o termo continua sendo inapropriado. Vários do que são chamados "anime fg" não tem burst, não tem airdash, não tem chains (koihime musou, por exemplo), enquanto vários dos americanos/pseudo americanos tem tudo isso.

Enfim, pra mim não funciona opor capcom fg/sf2 clones/netherrealms fg/snk fg a anime fg tentando justificar por mecânica ou arte.

edit:só coloquei o nome completo de Ayakashi pra não ser confundido com outra série

Última edição por caiooa em 06.04.13 10:40, editado 1 vez(es)
Arkhar
Living Dead
Living Dead

Reputação : 103
Estado : MG

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   05.04.13 21:28

Tbm acho tosco essas generalizações. Anime game, air dasher, 3D....
Fale logo o nome do jogo que você está se referindo, pow.
Gadrarth
Zombie
Zombie

Reputação : 20
Estado : SP
Deseja jogar MB offline : Não

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   05.04.13 21:54

Mais um, dos muitos males da humanidade: Visão estereotipada.
Cristu
True Ancestor
True Ancestor

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   05.04.13 23:24

Aqui mais discussão a respeito:
http://forums.shoryuken.com/discussion/176836/what-makes-an-anime-game-anime/p1

Recomendo muito.

Uma das conclusões:

"So all games capcom, kof, fatal fury, marvel series confirmed for anime
Gg/bb don't have animes so they = not anime

Thx doods"

Outro comentário:

"Crow Winters ReddChief78 • a day ago −
You're an idiot.

So I've actually played AquaPazza (Arcade ufo got a copy) and it has single jumps, no air dashes, and street fighter style footsies."

Vampire

Reputação : 116

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   06.04.13 0:55

eu tinha visto esse tópico ano passado....tem alguns post bons, uns compreensivos e uns ruins no meio. Infelizmente, srk passou por uma reforma que tirou a opção de linkar para um post específico do tópico, então vou dar crl+c e deixar em spoiler

Spoiler:

Spoiler:

btw, não precisava nem ir longe como o tataki foi de citar rival schools....mesmo com 3s e vs isso pode ser visto. Se esperava um 3s/darkstallker "revival" com o relançamento....e apesar de muita gente ter jogado nos primeiros dias, maioria voltou para sf4 logo em seguida. Ficou mais o pessoal que era fiel e nunca tinha parado de jogar as 2 franquias de verdade.

Porém, nem todo mundo que usa esse termo com isso em mente. Muitas pessoas usam simplesmente por questão de "tradição", sem nenhuma maldade, e realmente não ligam de ver seu jogo favorito ser chamado de anime game. Bem...mesmo que não seja com má intenção, o termo continua não funcionando bem...como o Arcão falou, só chamar o jogo pelo nome e pronto =x. E o exemplo do arcão foi perfeito quando ele tocou em 3D...existe tanta diversidade na mecânica entre jogos 3D, além de vários 2D que usam gráficos 3D.....acaba sendo um termo meio vazio.

edit:na hora eu não tinha lembrado, mas a parte de 3D...
Se for pela movimentação/mecânica, seria FG em que os chars podem se mover entre níveis de profundidade do cenário. Bem, é basicamente o que todas as esquivas fazem. Uma série que vai além é Fatal Fury / garou. Fatal fury 1, 2, special, real bout 1 e real bout 2 deixam se mover para frente e para traz nesse plano de fundo, e a transição entre os 2 pode ser neutra ou na forma de um ataque especial. Pode se usar um ataque especial para trazer o inimigo para o seu plano também, e fatal fury 3 vai além (3 níveis de profundidade, a "regular", a mais distante e a mais próxima da tela). Se for considerar por ter gráficos 3D, se tem uma imensidão de jogos que usam modelos 3D, mesmo sem a mecânica de se movimentar na profundidade. Com isso, também fica estranho separar jogos entre "2D e 3D"....
Cristu
True Ancestor
True Ancestor

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   06.04.13 1:33

Rótulos e mais rótulos...

Btw o Tataki / Novril é o Jiyuna para quem não sabe ~

Mais uma quote boa:

d3v
Citação :
Here's a hint.
Spoiler:

MensagemAssunto: Re: "Anime Games"? Por favor...   Hoje à(s) 8:12

"Anime Games"? Por favor...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Melty Brasil :: Classic Home Evening Party :: Outros Animês, Mangás, Visual Novels & Jogos-