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 Chaos Code: Tutorial e Mecânicas de jogo!

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Blue Link
Ghoul
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MensagemAssunto: Chaos Code: Tutorial e Mecânicas de jogo!   26.12.12 6:10

Chaos Code: Tutorial e Mecânicas de jogo!


1- Introdução:
Chaos Code, o jogo de luta produzido pela FK Digital fortemente influenciado por jogos da SNK e Arc System Works, finalmente saiu pra consoles (embora infelizmente apenas na PSN de Hong Kong por enquanto) e, visto isso, resolvi fazer um tutorial explicando sobre o jogo e suas mecânicas. O jogo une mecânicas de ambas as empresas que o influenciaram, e se você já tiver experiência com KoF, GG ou BB você provavelmente irá se sentir confortável com Chaos Code desde a primeira vez q você jogar.

NOTA: esse tutorial é feito para pessoas que já possuem algum conhecimento em f-games, se você é um novato nesse gênero recomendo dar uma lida nesses Tutoriais primeiro: http://www.hitconfirm.com.br/forums/showthread.php/1706-Guia-como-jogar-Anime-Fighters! http://www.hitconfirm.com.br/forums/showthread.php/1707-Guia-de-Iniciação-em-BB-para-novatos-de-f-games!

2 – Button Layout, Comandos e Movimentação:



2.1 – Button Layout:
O jogo usa o mesmo Layout de Hokuto no Ken, Persona 4 Arena e KoF, aonde A = soco fraco, B = chute fraco, C = soco forte e D =chute forte. Além disso, o jogo usa o mesmo sistema de cancels de HnK e P4U, e nesse jogo é chamado de Chaos Combo (uma nota entretanto, 2D (que é um sweep universal) e f.D NÃO podem ser cancelados em absolutamente nada) :



2.2 – Comandos:
Quanto a Comandos, o jogo usa tanto o sistema numérico (aonde o numpad de um teclado é usado como referência e cada número é uma direção, sendo 6 = frente, 4 = trás, 2 = baixo e 8 = cima) e o sistema de golpe de perto (cl.X) e golpe de longe (f.X) portanto vai ser algo comum achar transcrições de combos usando ambas as terminologias (como esse BnB da Kagari: 2B > 2A > cl.5C(2) > cl.D > 3B > 214C > 214C > 236236A/C ), se algum golpe estiver escrito como 5X então isso significa que aquele botão não tem nenhuma distinção entre golpes de perto e de longe (nota: D é o único botão q é universal ter um f.D e um cl.D, e como f.D não pode ser cancelado em nada leve isso em consideração na hora de fazer combos).

2.3 – Movimentação:
Chaos code é um jogo que dá bastante liberdade ao jogador em termos de movimentação. Após escolhido o personagem o jogo pede para que o jogador escolha duas skills (dois specials e dois supers a mais que o jogador pode escolher para dar mais liberdade ao seu estilo de jogo) e se irá usar Run ou Step na partida, dando uma boa liberdade de escolha ao jogador (sem contar que alguns Runs são diferenciados, como o da Celia e Cthylla sendo um dash na diagonal, da mesma maneira q a Morrigan na série vs. da Capcom). Além disso, universalmente o jogo tem Back step, air dash, double jump, super jump e roll (executado com A+B, assim como em jogos da SNK), entretanto existem algumas regras, após um pulo você só pode dar ou um air dash ou um jump (assim como jogos da Arc System), após um Super jump não é possível dar double jump (assim como GG e P4U), e se você cancelar um Run ou Step em pulo seu personagem irá fazer um Super Jump no lugar (assim como em jogos da SNK). Outra nota importante é que nenhum normal no chão é cancelável em pulo, mas todos os normais no chão (com exceção do f.D e 2D, como já dito acima) podem ser cancelados em super pulos, por isso também leve isso em consideração na hora de fazer combos.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ajWslDSiVjU

3 – HUD e informações na tela:



1- Barra de vida.

2- Barra de stun: personagem fica tonto e não pode se mexer por alguns segundos se essa barra se encher. Stuns permitem maiores combos mas ao mesmo tempo tem um Damage Scalling MUITO maior q um combo sem stun, além disso, essa barra não irá se encher por um tempo após um stun.

3- Contador de rounds: auto-explicativo, padrão de Chaos Code é melhor de 3 rounds (FT2).

4- Timer: também auto-explicativo, padrão são 99 segundos e Chaos Exceed para o Timer enquanto estiver ativo (similar a Heat/Blood Heat de MB e Overdrive de BBCP).

5- Chaos Gauge: sua barra de super, pode se ter até 3 barras. Além disso, golpes e mecânicas que usam Chaos gauge podem usar meia barra, uma barra e 3 barras.

6- Skill moves: mostra o input das skills escolhidas pelo jogador na tela de seleção de personagem.

4- Mecânicas universais:
Air Tech: similar a GG e BB, pressione qualquer botão no ar quando for possível techar para se recuperar. Usar alguma direção (como 4 ou 6+botão) muda a direção pra onde seu personagem irá techar.

Ground tech: pressione A+B no momento que seu personagem encostar no chão. Similar a KoF, seu personagem irá rolar pra trás se feito corretamente.

Roll: feito apertando A+B, seu personagem irá rolar pra frente, estando completamente invencível a ataques (mas não a agarrões) e podendo atravessar o adversário. Entretanto, você pode ser punido durante os frames de recuperação, portanto tome cuidado.

Agarrão: auto-explicativo, executado apertando A+C e techado apertando apenas C. Usar alguma direção junto com o agarrão (como 4A+C ou 6A+C) muda o lado que o oponente será agarrado.

Guard Break: similar ao Crush Trigger de BBCP, é um golpe que se defendido quebra a defesa do oponente. É executado se apertando 6C+D e gasta uma barra inteira da Chaos Gauge.

http://www.youtube.com/watch?v=emTleqWcLuA&feature=player_embedded

Tactical Guard: Um parry feito apertando C+D, se acertado o personagem faz um golpe que não dá dano mas deixa o oponente aberto a combos. Gasta meia barra da Chaos Gauge.

http://www.youtube.com/watch?v=o2UijdiAegw&feature=player_embedded

Chaos Shift: Similar a um Roman/Rapid/One more cancel, mas que só pode ser feito durante Supers (e em alguns supers apenas durante certos frames). Pode ser feito apertando A+B (neutro) ou 6A+B (personagem move um pouco pra frente, possibilitando certos combos), e assim como os cancels dos jogos da Arc System só pode ser feito se o golpe tiver encostado no oponente (ou seja, apenas on block ou on hit, mas não on whiff).

http://www.youtube.com/watch?v=qteZ3h04XTQ&feature=player_embedded

Chaos Cancel: similar a KoFXIII (aonde você precisa de meia barra de HD e uma barra de super pra cancelar um special em super), você precisa de duas barras se desejar cancelar um special em super.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qZC_3lXt_28

Exceed Chaos: similar ao HD mode de KoFXIII, é um HD mode q ao invés de ir cancelando special em special você cancela super em Chaos Shift em super de novo. Também assim como em KoF é feito apertando B+C, seu personagem irá estourar a barra. Se feito no neutro Exceed Chaos irá agir como um Gold Burst de P4U e GG ou Green Burst de BB e irá mandar o oponente pra longe, e se feito on block ou on hit irá agir como um Rapid/Roman/One more cancel. Gasta as 3 barras e deixa sua Chaos Gauge em Overheat no final, impossibilitando usar ou encher barra por alguns segundos (o que nesse jogo é uma penalidade extremamente forte).

http://www.youtube.com/watch?v=ZXOmfHojA_M&feature=player_embedded

Ultimate Chaos e Destruction Chaos: nomes dados aos supers nesse jogo, Ultimate Chaos são supers de uma barra e Destruction Chaos supers de 3 barras.

5- Classe dos personagens:

Hikaru: Rushdown!
MG Hikaru: Rushdown!
Kagari: All around!
Cerberus: Rushdown!
Kudlak-sin: Zonner!
Celia: Zonner!
Vein: Rushdown!
Celia II Kai: Rushdown!
Hermes: Zonner!
Catherine: Zonner!
Cthylla: Zonner!
Bravo: Grappler!
Cait & Sith: All around!
Rui: Rushdown!

6- Tier List:
Feita por Tenryo ( @TenryoTheLight ) :


7- Créditos:
Conteúdo e imagens extraídos de:
http://wiki.mizuumi.net/w/Chaos_Code
http://www.fkdigital.net/chaoscode/
http://exophase.com/game/chaoscode-ps3/trophies/

Agradecimentos também a Tenryo ( @TenryoTheLight ), Abelcru ( @AbelcruGamercru ) e Tzan ( @TZSanity ) pelas informações e suporte!
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